Sendo considerada por muitos uma das melhores e mais marcantes novelas que a (Globo) já produziu dentro da sua história, A Favorita da qual foi exibida originalmente entre junho de 2008 a 16 de janeiro de 2009, será reprisada pela emissora carioca dentro do Vale a Pena Ver de Novo.
Comemorando o seu retorno triunfal para a alegria de muitos fãs telespectadores da novela, iremos ver algumas das grandes curiosidades sobre a história de Donatela e Flora.
1- Cláudia Raia e Patrícia Pillar estrearam em Roque Santeiro (1985), e assim se reencontraram nos estúdios de Rainha da Sucata (1990), primeiro trabalho de Silvio de Abreu na faixa pós Jornal Nacional. E que tal como A Favorita, encarou a rejeição inicial, sagrando-se vitoriosa no último capítulo.
2- A promoção de João Emanuel para a faixa nobre da emissora, após Da Cor do Pecado (2004) e Cobras & Lagartos (2006) às 19h, se deu pelo fato do adiamento de Velho Chico, projeto segurado há décadas por Benedito Ruy Barbosa, do qual só entrou em produção sete anos depois.
3- Para tentar bater de frente com a rival, a (Record TV) adiantou a exibição do último capítulo de Caminhos do Coração, de 22h30 para 20h40, assim roubando pontos importantes de A Favorita, mas nada adiantou, pois Os Mutantes, espécie de “continuação” de Caminhos começou a perder números e relevância, A Favorita ultrapassou a barreira dos 35 pontos em 11 de junho.
4- A Globo viu a médiaa-dia da sua principal novela chegar a 17,1 pontos, a menor de 2008. Nesse momento, A Favorita assegurava 35 pontos de média no Rio de Janeiro e em São Paulo, 42 em Curitiba, 46 em Florianópolis e assustadores 52 em Porto Alegre, os dados eram associados à classe social predominante A e B a região Sul.
5- Houve reclamações sobre o tempo que Flora passou na prisão. Pela lei vigente no país quando ela foi condenada, a assassina ficaria presa em regime fechado por no máximo cinco anos, considerando pena de doze e trinta anos por homicídio qualificado, podendo exigir o regime semiaberto após cumprir um sexto da pena. Para a atuação, Patrícia Pillar visitou o presídio Talavera Bruce, no Rio de Janeiro.
6- O folhetim também gerou polêmica com o surgimento de um político negro e corrupto. Milton Gonçalves, intérprete de Romildo Rosa, perguntou os movimentos contrários a seu personagem, Romildo foi delatado pela filha, Alícia, também foi associado ao tráfico de armas.
7- A Favorita fez crescer o acesso ao site da (Globo), a novela aumentou em 67% as visualizações de página destinada à novela das 21h, no comparativo com as antecessoras Duas Caras e Paraíso Tropical (2007).
8- O último capítulo foi “vazado” para a imprensa dias antes da exibição. A emissora carioca deflagrou uma “operação de guerra” para descobrir o responsável pelo ato infame com o autor, elenco e produção.
9- Exibida na (Globo Portugal) entre outubro de 2017 e maio deste ano. A Favorita entrou no TOP 10 da TV a cabo do país, em janeiro, juntamente com Rock Story (2016), Pega Pega (2017) e Tempo de Amar (2017).
10– Para poder aceitar o chamado de João Emanuel Carneiro para A Favorita, Mariana Ximenes (Lara) declinou o convite para Maria Paula, protagonista de Duas Caras (2007), a antecessora, entregue para Marjorie Estiano. Já Fábio Assunção, alegando problemas pessoais, pediu para deixar a novela, no mesmo ano, o ator deixou Negócio da China, às 18h, para tratar do vício em drogas.
Leia Mais: Globo confirma ‘A Favorita’ como substituta de ‘O Clone’ no Vale a Pena Ver de Novo