A cantora carioca Ariel Letícia vem colhendo os frutos de um trabalho relâmpago que a levou a mais 10 mil novas pessoas, ao menos nas redes sociais. Comemorando a vitória de Juliette Freire, no BBB21, os mais de 20 mil plays em uma semana em seu novo single “Trajetória” e mais de 4 milhões de views no clipe oficial, a artista fará uma live em seu Instagram, nesta quarta-feira (5), para seus antigos e recém-chegados admiradores.
A música “Trajetória” viralizou nas redes sociais nas últimas semanas seja com o clipe oficial – que traz cenas do artista plástico Wanderson Petrova Cavalcante colorindo muros com as imagens da sister na cidade de Crato-CE, ou com cenas da própria advogada e maquiadora Juliette, fenômeno desta edição do programa Global. Toda a produção, desde a composição da música até o lançamento do clipe, foi realizada em tempo recorde de apenas duas semanas. Este processo interessante e, que uniu (remotamente) diversos artistas, será contado durante a live.
Apesar de inspirada por Juliette, a canção não fala apenar sobre ela, mas dá voz à nordestina que passou por momentos desafiadores e de descrenças, no reality show. “Percebi que muitos artistas fizeram músicas sobre Juliette. Mas, apesar de querer homenageá-la, não queria cantar para ela. Foi assim que a letra surgiu. Relembrando os momentos que ela viveu dentro do programa como se ela mesma contasse e cantasse para nós”, afirma Ariel que escreveu a música no dia 8 de abril.
VIRALIZOU
No dia seguinte à composição despretensiosa, a cantora decidiu contatar uma fã de Juliette, no Twitter, para que ela produzisse um vídeo simples, com imagens da maquiadora, que acompanhassem a música. Lidia Laiane da Silva criou o vídeo do que seria a primeira versão da canção, constando, ainda, apenas uma primeira parte da música – em que a cantora narra os obstáculos e as dores enfrentadas pela sister ao longo do programa. “Lídia postou o vídeo em sua conta no Twitter e, em poucos minutos, ele alcançou 50 mil views”, relembra Ariel. Os 100 mil e 200 mil não demoraram a chegar e, após o perfil oficial de Juliette ser acionado insistentemente por diversos fãs, a composição viralizou de vez pela plataforma, sem que as duas pudessem acompanhar os feedbacks.
TEMPO RECORDE
Com tamanha repercussão, os amigos e administradores da conta oficial da participante do reality fizeram contato com Ariel perguntando sobre o lançamento da canção. Fãs de diversas plataformas começaram a chegar aumentando os números de seguidores em todas as redes da cantora, tão rapidamente quanto o crescimento da popularidade da sister fora da casa. “A música tinha acabado de ser feita, mas eu precisava gravá-la. Fiquei apreensiva, pois os trâmites para que a música seja lançada demoram, geralmente, em torno de três semanas. Mas, por fim conseguimos adiantar o processo”, conta. A música – produzida por Marcus Maia, com uma segunda parte inédita que canta o “final feliz” de Juliette – foi lançada na última sexta-feira.
Em tempo recorde, tendo de driblar empecilhos pelo caminho e conectando artistas de São Paulo a Portugal, do Rio ao Ceará, Ariel surpreendeu-se com o resultado final. “Chorei por três horas quando recebi o material do clipe pronto. Por mais que seja sobre Juliette, essa obra fala sobre uma mulher nordestina que saiu de casa e teve de se explicar muitas vezes para ser ouvida, que não se sentiu acolhida e que, ainda assim, sendo forte e resiliente”, comenta.
TRAJETÓRIA EM CORES
A capa do single foi criada por Theo Lima de Figueiredo, artista de Portugal, retratando a paisagem do sertão com a personagem ao centro. A mesma temática deu cores e traços aos muros do bairro Gesso, na cidade de Crato, no Cariri cearense pelas mãos do artista visual Wanderson Petrova Cavalcante. “É algo inédito. Uma arte feita com tremenda sensibilidade, com imagens de Juliette, mas, principalmente, com o retrato daquele lugar. É a trajetória dela desenhada pelos muros da cidade, onde muitas pessoas já estão podendo ir fazer fotos e conferir a arte de perto”, salienta Ariel, contando, ainda, que Wanderson demorou cinco quatro dias para finalizar os trabalhos.
Agora, colhendo os frutos do trabalho dessas duas semanas intensas que chegaram aos ouvidos e corações de milhares de pessoas, do Brasil e do exterior, Ariel já recebe centenas de histórias emocionantes de fãs da sister que distribuem seus agradecimentos à cantora. “É uma emoção muito grande ouvir os depoimentos de pessoas que moram fora e se identificaram com a música, de quem mora no interior do nordeste e se sentiu representado pela canção. É um momento indescritível e muito importante para minha carreira”, finaliza.