sexta-feira , 14 junho 2024
A cantora carioca Afra traz no nome e na pele a ancestralidade, e na sua música visões plurais do amor
Ínicio Música Afra encerra ciclo do EP “Três Letras” com clipe “Pra gente se entender”
Música

Afra encerra ciclo do EP “Três Letras” com clipe “Pra gente se entender”

598

Militante da causa LGBTQ+ e da luta antirracista, ela se prepara para gravar seu próximo trabalho

Um amor que chega ao fim é, também, um fim de ciclo para a cantora e compositora carioca Afra. Ela se despede do seu elogiado EP de estreia, “Três Letras”, com um clipe para a faixa “Pra gente se entender”. O registro teve equipe 100% feminina, com direção de Leticia de Bortoli e produção de Gabi Dimello e Pâmela Virissimo, e é um delicado slow motion de um beijo entre a artista e a atriz Núria Kiffen. O vídeo está disponível no YouTube oficial de Afra.

Ela traz no nome e na pele sua ancestralidade, e nas bandeiras de seu projeto autoral a sua militância pela causa LGBTQ+ e pela luta antirracista. Seu trabalho solo foi apresentado com o EP de estreia “Três Letras”, lançado em julho de 2019 e do qual “Pra gente se entender” faz parte, juntamente com outras cinco canções. O álbum narra o início, meio e fim de um romance que se desenrolou durante uma passagem da artista pela França, em um relato cronológico e intimista desse relacionamento.

O amor entre mulheres está na temática central das canções de Afra e isso não poderia deixar de ser representado no vídeo de “Pra gente se entender”. Enquanto a faixa entrega a parte amarga de um amor – a despedida, a aceitação do fim -, o vídeo traz um olhar delicado sobre um último beijo.

Embora fosse importante para Afra dividir esse momento com uma mulher negra, a realização por uma equipe 100% feminina foi algo completamente orgânico. A colaboração com a diretora de fotografia Leticia de Bortoli veio da participação de ambas da terceira temporada da websérie “Esconderijo”. A ideia para a gravação e a escolha da música  também vieram dela. Já a atriz Núria Kiffen surgiu de uma busca entre profissionais de artes, comunicação e teatro no Rio de Janeiro. Tudo para traduzir em vídeo a despedida de “Pra gente se entender”.

“Bem, tudo começou com uma noite. E quando o amor começa, você não quer imaginar que haverá um fim. Muito menos, como será esse fim. Mas quando ele chega, existem diversas formas de encerrar um ciclo. E o clipe de ‘Pra Gente Se Entender’ mostra o retrato que eu considero mais fiel para o fim de ‘Três Letras’. Nós conseguimos filmar tudo em 15 minutos. Apenas fluiu. Eu estava contando a minha história, e eu não precisaria enfeitar em nada. Simples e delicado, como grande parte dos términos”, reflete Afra.

Compartilhar: