quarta-feira , 29 maio 2024
Ínicio Notícias Condição leva Jair Bolsonaro a internação: conheça a erisipela
Notícias

Condição leva Jair Bolsonaro a internação: conheça a erisipela

147

No último sábado (4), o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a ser internado por conta de uma infecção na pele, a erisipela. A condição afeta principalmente as pernas, mas pode atingir também o rosto ou os braços.

Segundo Carol Mardegan, médica cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a erisipela é uma infecção de pele causada por bactérias e os principais sintomas são: região avermelhada, quente, inchada e dolorosa na pele, frequentemente acompanhada de febre ou calafrios. “Além disso, a causa mais comum é a entrada de bactérias por via de pequenas feridas ou lesões na pele, como, por exemplo, a micose entre os dedos. Outros fatores de risco incluem insuficiência venosa, lesões cutâneas, cirurgias recentes, obesidade e problemas circulatórios.”

Ainda segundo a doutora, qualquer pessoa pode desenvolver a erisipela, porém existem fatores que podem tornar a condição mais propensa. “Pessoas com problemas circulatórios, obesidade, diabetes, lesões cutâneas como cortes, arranhões e picadas de insetos e pessoas que passaram por cirurgias recentes ou têm um histórico de linfedema. Além disso, ela pode se tornar uma crônica ou recorrente em algumas pessoas, especialmente se os fatores de risco subjacentes não forem controlados adequadamente. ” complementa Mardegan.

Veja também:

Bolsonaro receberá título de cidadão Goiano mesmo sob investigação por desvio de joias e presentes

Quer fugir do clássico? Confira tendências para incluir na maquiagem de noiva

Dia das mães: 5 destinos em SP para curtir em família

A erisipela não é uma condição contagiosa, mas para tratar exige uma abordagem com antibióticos para combater a infecção bacteriana, em alguns casos, podem ser prescritos analgésicos ou anti-inflamatórios para ajudar no alívio dos sintomas. “Além disso, manter uma rotina de higiene é essencial para ajudar na prevenção da doença. Outras abordagens para prevenir também são necessárias” comenta Mardegan.

Confira algumas dessas abordagens para prevenir a erisipela.

1. Cuidados com a pele: Mantenha a pele limpa e hidratada, evitando ferimentos e lesões que possam servir como porta de entrada para as bactérias.

2. Higiene pessoal: Lave as mãos regularmente com água e sabão, especialmente após entrar em contato com áreas contaminadas ou feridas.

3. Proteção da pele: Use roupas e sapatos adequados para proteger a pele contra lesões e picadas de insetos.

4. Tratamento de condições subjacentes: Controle outras condições médicas, como insuficiência venosa ou diabetes, que possam aumentar o risco de desenvolver erisipela.

5. Evite compartilhar objetos pessoais: Não compartilhe itens de higiene pessoal, como toalhas, lâminas de barbear ou utensílios de cozinha, para evitar a propagação de bactérias.

Por fim, a doutora ainda ressalta que: “É importante monitorar de perto a progressão da infecção e estar atento a possíveis complicações, especialmente se a infecção estiver próxima de órgãos vitais ou áreas sensíveis. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames adicionais para avaliar a extensão da infecção e determinar o melhor plano de tratamento.”

Saiba mais sobre Carol Mardegan: Graduada em medicina pela Universidade de Taubaté, com residência médica em Cirurgia Vascular pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), especialização Fellowship em Cirurgia Endovascular. Carol Mardegan é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e tem como foco a Cirurgia Endovascular buscando sempre os melhores resultados através das modernas técnicas minimamente invasivas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Flamboyant - horário de funcionamento Corpus Christi

Flamboyant – horário de funcionamento Corpus Christi

O Flamboyant Shopping irá funcionar em horário especial na quinta-feira, dia 30...

Caldas Novas recebe show de Hugo Vitti com entrada gratuita

Caldas Novas recebe show de Hugo Vitti com entrada gratuita

Devido ao grande sucesso do último show em Caldas Novas, Hugo Vitti...

Mariah Carey anuncia show solo em São Paulo

É impossível falar da música pop que conhecemos hoje sem passar pelo...

Liderado por Rodrigo Sant’Anna, “Tô de Graça – O Filme” ganha nova data de estreia

Baseada na série de sucesso do Multishow que teve seis temporadas, “Tô de...