Confira sete temas polêmicos que já foram abordados em novelas

Publicidade

Durante todos os esse anos de teledramaturgia brasileira, já tivemos inúmeras polêmicas e temas bastante pesados para a maioria do público que acompanharam algumas dessas tramas que fizeram questão de abordar questões raciais, políticas e muitas outras. Por meio das novelas os atores podem apresentar ao grande público temas importantes, necessários e muitas vezes polêmicos, pensando nisso veremos alguns desses temas que já foram mostrados.

1- Drogas

Débora Falabella como Mel em O Clone

Um dos temas mais fortes e polêmicos do qual já foi tratado muitas vezes em tramas é o uso de drogas. Em “O Clone”, Glória Perez fez questão de destacar o problema com as drogas de uma forma sensível e ao mesmo tempo elucidativo, e para dar mais embasamento para o assunto, a autora usou depoimentos verídicos na novela.

2- Crianças desaparecidas

No folhetim “Explode Coração”, de Glória Perez, os telespectadores foram devidamente alertados a respeito do problema de crianças desaparecidas no Brasil. Toda a comoção com o tema foi tanta que várias mães reais colocaram as fotos dos seus filhos na novela, e muitas dessas crianças foram encontradas na época.

3- Racismo

Desde os dias de hoje não dá para negar que o racismo é ainda muito presente no Brasil, mas pouco discutido. A novela “Amor de Mãe” se baseou nesse tema de forma cirúrgica, uma cena em particular comoveu o país inteiro, quando policiais detiveram o filho de Vitória, Tiago, durante um arrastão na praia apenas por ser negro. Na ação policial, botaram o menino no camburão, ele até implorou para encontrar sua mãe, mas não foi escutado.

4- Homofobia

Ivan (Carol Duarte) em A Força do Querer

Esse com certeza foi um dos temas mais abordados e explorados em várias novelas. E em “A Força do Querer” ele acabou sendo aprofundado ao mostrar a história de Ivana/Ivan, um homem trans que sofre com sua transição e com o preconceito da sua mãe.

5- Violência contra a mulher

A violência contra a mulher é um tema muito necessário de ser colocado em pauta. Dentro da novela “A Favorita”, João Emanuel Carneiro apresentou o tema e foi muito além disso. O folhetim também incentivou mulheres a denunciarem seus agressores.

6- Alcoolismo

Em “Mulheres Apaixonadas”, Manoel Carlos destacou e mostrou como é complicado a luta contra o álcool. Na trama, Vera Holtz interpretou de forma magnífica a professora Santana da qual lutava diariamente contra o vício destruidor da bebida.

7- Esquizofrenia

Desde os dias de hoje não se entende muito bem os transtornos mentais. Por esse fator, discutir sobre e mostrar é bem importante, na novela “Caminho das Índias”Bruno Gagliasso interpretou Tarso. Ele era um jovem rico e que sofria de esquizofrenia e suas consequências, como por exemplo, o preconceito dos próprios pais e da sociedade em geral.

Siga o Atitude E Visão nas redes sociais:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Relacionados

Útimas Noticias

Verdades Secretas: Para esquecer Alex e fugir da pressão, Angel pretende se casar com Gui

Com o claro objetivo de esquecer e tirar de vez Alex (Rodrigo Lombardi) da sua cabeça, Angel (Camila Queiroz) estará decidida em investir em outro amor...

Gênesis: Kamesha passa por apuros e acaba sofrendo castigo pela morte de Amarilis

Ao que tudo indica, a morte de Amarilis (Marianna Alexandre) cairá na conta de Kamesha (Kizi Vaz) em Gênesis (Record TV), Sheshi (Fernando Pavão) partirá para cima...

Ti-Ti-Ti: Renato surpreende com declaração para Marcela, mas decide colocar um ponto final

Renato (Guilherme Winter) decidirá ir até o apartamento de Marcela (Isis Valverde) e com isso ele a surpreenderá em Ti-Ti-Ti (Globo), indo contra todas as expectativas,...