sexta-feira , 12 abril 2024
Ínicio Geral Dia da Mentira: 4 mitos que te contam sobre a vida freelancer
Geral

Dia da Mentira: 4 mitos que te contam sobre a vida freelancer

45
Compartilhe

Ainda que o trabalho freelancer seja procurado por muitos profissionais, seja como complemento de renda ou como uma forma de trabalho constante, alguns não entendem como a modalidade funciona e acabam perdendo oportunidades por se apoiarem em mitos. Em contrapartida, o trabalho autônomo é um que está sempre em alta: em 2023, vagas de redação criativa, marketing e até fotografia aumentaram a demanda por freelancers, segundo dados da plataforma Freelancer܂com.

“Além da maior flexibilidade na rotina, ser freelancer é uma excelente opção para aqueles que buscam uma maior rentabilidade em sua área de atuação, com a vantagem de realizar vários serviços para diferentes clientes nacionais ou até de outros países, sem sair de casa”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, solução de pagamentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para empresas dos EUA.

Considerando o 1º de abril, Dia da Mentira, a especialista aponta algumas “mentiras” difundidas sobre a modalidade freelancer, com o objetivo de esclarecer o tema. Confira:

Freelancers devem ter um horário fixo de trabalho: mito.

Na maioria dos casos, os freelancers têm a flexibilidade de horário de trabalho, desde que cumpram os prazos propostos pelos clientes. Isso significa que podem definir seu próprio cronograma de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais. No entanto, é importante lembrar que a disciplina e a organização são fundamentais para garantir a conclusão dos projetos dentro da data limite.

Os freelancers não têm acesso a nenhum benefício trabalhista: mito. Embora os benefícios não sejam iguais aos tradicionais da CLT, como plano de saúde e férias remuneradas, eles têm outras vantagens. A liberdade de escolher seus clientes e projetos, definir suas próprias taxas e manter uma maior autonomia em relação ao trabalho podem ser fatores suficientes para a tomada de decisão.

Além disso, se o profissional optar por receber os seus pagamentos como MEI ou ME e pagar todos os tributos, terá acessos aos benefícios trabalhistas da categoria, como auxílio-doença, auxílio-maternidade, dentre outros.

Freelancers sempre ganham menos que um CLT: mito.

Ainda que a renda de um freelancer possa variar de mês para mês, isso não significa necessariamente que eles não possam ter uma renda estável e ganhar muito bem. Com organização financeira, construção de uma rede de contatos contínua e busca de clientes regulares, os freelancers podem garantir uma fonte de renda constante.

Além disso, é possível ter clientes em outros países e ganhar em moeda estrangeira – a Higlobe, por exemplo, é uma opção para recebimento dos pagamentos em dólar no Brasil – o que pode aumentar significativamente a renda mensal.

Freelancers tem que trabalhar de um país ou local específico: mito.

Ao falar de trabalho freelancer, uma das grandes vantagens é a capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, de forma remota, a partir de uma conexão estável com a internet.

Com a grande oferta de plataformas de trabalho remoto, é possível se conectar com clientes e realizar projetos independentemente da sua localização. Essa liberdade geográfica permite que os freelancers aproveitem a flexibilidade e busquem oportunidades em diferentes países, com a vantagem de receber seus pagamentos em dólar.

Veja também:

Como usar a internet para alavancar as vendas na Páscoa

Especialista comenta decisão do STF que cancela a revisão da vida toda

Lula inaugura graduação do IMPA no Porto Maravalley nesta terça (2)

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Introdução alimentar para bebês

Descubra dicas essenciais para a introdução alimentar dos bebês. Neste conteúdo, vamos...

Lula inaugura graduação do IMPA no Porto Maravalley nesta terça (2)

O IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada...