José (Juliano Laham) conseguirá sobreviver à travessia do deserto e acabará chegando vivo até o Egito em Gênesis (Record TV), brutalmente escravizado por Isaad (Ricardo Dantas), o rapaz ainda receberá uma das missões mais cruéis e perigosas, destinada aos mais pobres ou mesmo aos servos do faraó, encarar os crocodilos do Nilo para transpor suas águas para a agricultura.
O homem acabou sendo vendido como escravo pelos próprios irmãos a um comerciante ismaelita, com isso o mercador não irá poupá-lo de castigos físicos ao descobrir que ele é um dos descendentes de Isaque (Henri Pagnoncelli), a quem considera um “usurpador” da herança de Abraão (Zécarlos Machado). O mau caráter também descontará sua fúria em Abumani (Dudu de Oliveira), que se tornará um dos grandes aliados de José no exílio, “Isso aqui é pior que a pedreira, que trabalho infeliz”, reclamará o protagonista da história ao ser obrigado a carregar diversos baldes de água, “Você disse que o Egito era um lugar rico. Não estou vendo nada disso até agora”, dirá o cuxita.
“Dá pra trabalharem quietos?”, falará Kaires (Diogo Sales), antes de ser interrompido por gritos. “Crocodilo”, berrará Shareder (Paulo Verling), que escapará por pouco de ser devorado pelo réptil. Já outro trabalhador não terá o mesmo fim e será arrastado até as profundezas do rio pelo animal, “Pelo jeito já era. Já é o segundo este mês”, afirmará um supervisor, que exigirá um substituto para o homem que foi devorado pela fera.
- Leia Também: Resumo novela Gênesis: capítulos
“José, pega o lugar do que foi levado pelo crocodilo”, exigirá Kaires. “Como assim? Um homem acabou de ser atacado. Não quero ser também”, dirá o filho de Israel (Petrônio Gontijo), “E você, já que está amarrado ao seu amiguinho, pega o lugar do Shareder”, concluirá o egípcio.