José (Juliano Laham) acabará sendo covardemente e brutalmente castigado, o homem será chicoteado por Isaad (Ricardo Dantas) antes de ter a chance de dizer que é filho de Jacó (Petrônio Gontijo) em Gênesis (Record TV), o filho favorito do pastor de ovelhas será colocado em um castigo cruel, porém receberá um bênção de Deus (Flávio Galvão) e cairá em um sono profundo no decorrer da punição.
Os irmão de José terão decidido vender o rapaz como escravo para os descendentes de Ismael (Anselmo Vasconcellos), visivelmente desesperado, ele tentará negociar com o mercador enquanto caminhará preso a um camelo. “Se me retornar pro meu pai, vai ganhar muitas vezes mais do que ganhou dos meus irmãos!”, afirmará o rapaz, que não conseguirá se livrar do pesadelo e destino obscuro. A caravana interromperá o percurso para dormir e Isaad pedirá para que seus ajudantes sirvam pão e água aos escravos, que estarão com as mãos amarradas.
José irá se aproveitar de um momento no qual não estará sendo observado e se levantará com cuidado para fugir. O plano irá para o ralo quando ele levar uma chicotada pelas costas e cair de joelhos, “Hoje você vai descobrir o que acontece com um escravo que ousa me desafiar!”, dirá o senhor, que empurrará o homem para dentro de uma gruta, ainda com as mãos amarradas. Com muita dificuldade para respirar, José começará a chorar e rezar, “Meu Deus… meu Deus! Me ajuda!”, pedirá o jovem.
- Leia Também: Resumo novela Gênesis: capítulos
Ao olhar para cima, o filho de Raquel (Giselle Tigre) notará uma fresta de luz. Ele se acalmará e, no ápice do cansaço, cairá no sono com a intervenção divina e não sentirá as novas chicotadas da qual ele receberá.