Investir em conteúdo qualificado é a melhor maneira de recuperar engajamento no Instagram

Publicidade

Uma das redes sociais mais importantes da atualidade é o Instagram, sem sombra de dúvidas. A plataforma tem mais 1,2 bilhão de usuários, sendo que cerca de 500 milhões deles acessam a rede de compartilhamento de fotos todos os dias. Além disso, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa na rede e mais de 80% já encontraram novos produtos e novas marcas na plataforma, o que faz brilhar os olhos de quem tem como principal objetivo utilizar a ferramenta para fazer negócios.

Segundo a produtora de conteúdo, especialista em mídias digitais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, no afã de aumentarem a exposição da conta no Instagram, muitas empresas e empreendedores recorrem a ferramentas de automação, vislumbrando um incremento exponencial e rápido do número de seguidores. Grosso modo, explica Rejane, estas ferramentas fazem aquilo que normalmente o detentor da conta faz (ou contrata alguém para fazer) manualmente: seguem contas com determinado perfil e curtem suas postagens, para impulsionar a visualização dos próprios posts e aumentar assim o número de seguidores.

“O grande problema é que essa estratégia feita de maneira massiva muitas vezes acaba chamando a atenção do próprio Instagram, que detectando a artimanha acaba por derrubar o engajamento dos usuários naquele perfil”, comenta a especialista em mídias sociais. Assim, o empreendedor ou empresa se vê em uma situação estranha: uma conta com milhares ou milhões de seguidores, mas com um pouquíssimas curtidas, comentários, em suma, com baixíssima interação.

Quando isso acontece é comum que os donos destes perfis saiam excluindo os seguidores adquiridos via ferramenta de automação a torto e a direito. Segundo a fundadora da Like Marketing, essa não é a atitude mais sábia a tomar, porque o Instagram pode enxergar isso como um novo uso de robô, acarretando o bloqueio da conta. Rejane sugere então que a “limpa” dos seguidores seja feita com calma. “Avalie seus seguidores, veja quem realmente tem a ver com seu negócio e quem acessa e interage com sua conta, deixando de seguir o restante. Mas faça somente um pouquinho por dia”, recomenda.

Mas para que o perfil consiga um verdadeiro engajamento de seus usuários, conforme a especialista em mídias sociais, é preciso investir na produção de conteúdo qualificado. “Esse é o segredo para ser bem-sucedido não apenas no Instagram, como também nas demais redes sociais”, afirma Rejane. A especialista em mídias sociais destaca que um bom conteúdo é aquele que está alinhado com que a sua audiência ou as pessoas que você deseje atrair querem ouvir. “Se os usuários gostarem do seu conteúdo, não há algoritmo do Instagram que limite a exposição dos seus posts, mesmo se você tiver usado alguma ferramenta de automação para ganhar seguidores”, diz.

Além de investir em conteúdo de boa qualidade, a empresa ou empreendedor precisa utilizar todas as funcionalidades oferecidas pela plataforma para recuperar o engajamento “Há o IGTV, o reel, o stories, a ferramenta de localização, as caixinhas de perguntas, os comentários. Se você usar grande parte dessas ferramentas, é muito difícil que a situação da sua conta não melhore”, garante Rejane.

De acordo com a produtora de conteúdo, o grande problema é que as pessoas querem apenas postar o conteúdo e esperar que ele se propague sozinho e isso não vai acontecer. “Redes sociais são feitas para que nos relacionemos dentro delas e apenas nos relacionando conseguiremos aumentar o engajamento”, explica.

No caso de a empresa já ter colocado em prática todas as dicas sugeridas acima (excelente conteúdo e utilização de grande parte das funcionalidades oferecidas pelo Instagram) e mesmo assim não tiver funcionado, Rejane recomenda investir em anúncios.

Contudo, conforme a especialista em mídias digitais, não basta apenas fazer propaganda de sua conta, esperando que por si só a seu perfil seja um bom chamariz. É preciso atrelar o anúncio à alguma recompensa, que pode ser um e-book, um manual ou qualquer outra produto que esteja relacionado às linhas editoriais do seu negócio. “É imprescindível que a recompensa resolva algum problema de quem você deseja atrair, pois só assim o algoritmo do Instagram levará as pessoas certas a visitar o seu perfil”, explica.

SIGA O ATITUDE E VISÃO NAS REDES SOCIAIS

Leia Também:

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES:

Você não pode copiar o conteúdo desta página