Na novela Império (Globo) José Alfredo (Alexandre Nero) acabou descobrindo que o seu diamante rosa sumiu. O protagonista tenta disfarçar a tensão e diz à Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) que vai dar uma volta no Monte Roraima para espairecer.
Enquanto caminha e coloca seus pensamentos em ordem, Zé Alfredo resolve fazer uma visita ao túmulo de Sebastião Ferreira (Reginaldo Faria). Ao chegar ao local, o ricaço se depara com um envelope preso na lápide do velho amigo e fica chocado. Nervoso, José Alfredo dá uma olhada a sua volta e resolve ler o conteúdo misterioso da carta: “José Alfredo Medeiros, ladrão e assassino”.
Após ler o que está escrito, José Alfredo se lembra de uma conversa que teve com Maria Marta (Lilia Cabral) e constata que tem o dedo de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) nessa história. A verdade é que o comendador tem razão, pois pouco antes, Maurílio deu uma passadinha no Monte e deixou a carta para o rival.
- Leia Também: Império: Maria Marta entra em acordo e fecha pacto com José Alfredo após ele pedir sua ajuda
Em um desabafo com Josué (Roberto Birindelli), Zé Alfredo conta o que aconteceu e fala de sua desconfiança: “Não tenho dúvida quanto à identidade do sujeito. Maurílio Ferreira! (…) Só não tenho certeza se ele fez isso por conta própria ou orientado por alguém.”