quarta-feira , 29 maio 2024
Ínicio Vida e Estilo Melhora o intestino, previne o câncer e combate a gastrite: os benefícios da couve à saúde
Vida e Estilo

Melhora o intestino, previne o câncer e combate a gastrite: os benefícios da couve à saúde

302

Popular por ser o protagonista dos famosos sucos detox, a couve é uma hortaliça de cor verde escura que promove vários benefícios para a saúde do organismo. A seguir, a nutricionista clínica e funcional e fitoterapeuta, explica seis motivos pelos quais deveríamos consumir mais a couve, além de um acompanhamento de feijoada e em sucos.

A couve é integrante do grupo das brássicas, que também fazem parte outros vegetais como brócolis, couve-flor, nabo e repolho. Segundo a nutricionista, ela é considerada uma farmácia-viva por ser riquíssima em compostos bioativos, nutrientes e antioxidantes. Seus principais benefícios são:

  1. Analgésico natural

A couve é rica em magnésio, mineral essencial para a circulação do sangue, contração e relaxamento dos músculos e por isso um dos mais potentes anti-inflamatórios e analgésicos naturais que existe.

Veja também:

Especialista traz dicas para cobrir acne e manchas utilizando maquiagem

Especialista traz dicas para o contorno facial perfeito

Novidades sobre o Evento Degustar em apoio ao Hospital de Amor, que acontece pela primeira vez em Goiânia.

“Se você vive com dores pelo corpo, sente muita tensão muscular e dificuldade para relaxar, a palavra de ordem é: aumente o consumo de couve. Inclua ela em seu cardápio diariamente”, diz Gisela.

  1. Ajuda no funcionamento do intestino

A couve possui alto teor de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. Por isso, ela é excelente regulador do trânsito intestinal, ajudando o órgão a funcionar como um relógio.

  1. Anti-inflamatório natural

Quando se fala de inflamação, a couve é campeã. “Os carotenoides, os glicosinolatos e polifenóis presentes na couve formam um combo incrível para reduzir a inflamação, considerada hoje a origem das doenças crônicas que mais matam e incapacitam no planeta”, pontua.

  1. Anti-refluxo e gastrite

A couve possui efeitos gastroprotetor, que ajuda a estimular a produção de muco e melhorar o pH do estômago. Dessa forma, os sintomas de refluxo e queimação são aliviados ao consumir este alimento.

  1. Anti-câncer

O consumo da couve e de outros alimentos da família das brássicas rendem ao corpo uma substância chamada Indol-3-Carbinol (I3C), produzida a partir da mastigação desses alimentos.

“O indol 3-carbinol age como um agente quimioprotetor, evitando a proliferação de células cancerígenas”, explica a nutricionista.

  1. Estimuladora do detox

Por fim, não é atoa que a couve é a queridinha dos sucos detox. Ela contém fitoquímicos e nutrientes que estimulam a detoxificação dos químicos tóxicos do corpo.

Qual a melhor forma de consumir a couve?

De acordo com Savioli, o ideal é darmos preferência para seu consumo cru, seja em sucos ou salada, pois alguns de seus compostos são sensíveis ao calor. “Consuma a folha inteira, não descarte os talinhos! Eles são ricos em nutrientes”, pontua.

A profissional orienta comprar, sempre que possível, a couve orgânica, para evitar a exposição do organismo aos agrotóxicos. Ela diz que a hortaliça pode ser facilmente cultivada em casa, em vasos, pois não possui raízes muito profundas.

Por fim, a nutricionista faz um alerta ao desperdício. “Quando a couve ficar amarelada não significa que está imprópria ao consumo. Ao contrário. O verde da folha é por conta da riqueza em clorofila, mas o processo de ficar amarelo se dá por conta da couve também ser riquíssima em carotenoides, como a luteína e β-caroteno, que são precursores de vitamina A”.

Essas substâncias são as responsáveis por proporcionar coloração amarelada nos vegetais e neste caso, elas agregam mais antioxidantes e até proteção extra para a saúde cardiovascular, circulação e também saúde oftalmológica.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Qual é o melhor tipo de exercício físico para cada pessoa?

Exercitar-se não é apenas um hobby, mas uma necessidade do ser humano....

Conheça mitos e verdades sobre o chá, uma bebida milenar

Versátil e agradável, o chá é uma bebida milenar capaz de chamar...

Banho gelado? Moda entre famosos é benéfica e ajuda até na depressão. Entenda

Imagina se aquele banho logo ao acordar, que antecede um dia cheio...

Especialista traz dicas para preparação de pele seca na maquiagem

As baixas temperaturas são um desafio para a pele, uma vez que...