Samuel (Michel Gomes) passará por poucas e boas e será vítima de uma grande cilada da qual o prejudicará muito em Nos Tempos do Imperador (Globo), não satisfeito em terminar com o noivado do músico com Pilar (Gabriela Medvedovski), Tonico (Alexandre Nero) decidirá armar para que o jovem seja acusado de roubo.
O amigo de Nélio (João Pedro Zappa) inventará que o ex-escravizado traiu a noiva com Luísa (Mariana Ximenes), visivelmente decepcionada, a irmã de Dolores (Júlia Freitas) terminará a relação e irá para os Estados Unidos estudar Medicina. No decorrer de um leilão das joias de Teresa Cristina (Letícia Sabatella) no cassino de Quinzinho (Augusto Madeira), o mau-caráter dará um jeito de prejudicar ainda mais o meio-irmão, o homem verá que um garçom terá deixado uma aliança em cima da mesa, com isso ele pegará o anel e colocará no bolso de Samuel.
- Leia Também: Resumo Nos Tempos do Imperador: capítulos
No momento em que o funcionário procurar o objeto, o vilão colocará seu plano em ação. “Meu amigo, pode ser que eu esteja enganado, esteja vendo coisa. Mas tenho quase certeza de que vi esse preto aí embolsando sua aliança! Ele pôs no bolso do paletó”, dirá Tonico. Ao revistar os bolsos do rapaz, o garçom encontrará o anel, “Não disse? Eu vi! Ele embolsou sua aliança!”, gritará o malvado, satisfeito em armar uma grande confusão e incriminar o mocinho.