quinta-feira , 2 maio 2024
Ínicio LGBTQIA+ Projeto contra casamento homoafetivo é retrógrado, de cunho religioso e de um retrocesso sem precedentes, afirma advogado
LGBTQIA+Notícias

Projeto contra casamento homoafetivo é retrógrado, de cunho religioso e de um retrocesso sem precedentes, afirma advogado

62

Votado em outubro deste ano na pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, da Câmara dos Deputados, o projeto de autoria do deputado federal Pastor Eurico (PL-PE), que estava engavetado há quase 15 anos, foi aprovado pela Comissão por 12 votos favoráveis, contra 5 contrários ao parecer, que segue para aprovação em outras duas comissões.

Para o autor da PL (projeto de lei), “nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode ser equiparada ao casamento ou a entidade familiar”. De maneira prática, a união homoafetiva, segundo a PL, seria um novo dispositivo legal, onde os casais do mesmo sexo poderiam decidir, exclusivamente, acerca dos bens patrimoniais do casal, por meio de um contrato onde, inclusive, o casal seria mencionado, cada um, individualmente, como “parte”.

Veja também:

Havanna arrasta multidão durante a marcha LGBTQIA+ no centro do Rio

Ator da TV Globo, Amaury Lorenzo, assume sua identidade na comunidade LGBTQIA+

Ainda segundo o autor do projeto, esse novo dispositivo garantiria os direitos civis dos cidadãos homoafetivos, sem ‘atingir’ a Constituição que, segundo ele, prevê que a união estável se dá apenas por casais formados entre homem e mulher, além de proteger os direitos dos templos religiosos.

Para o advogado Nilton Serson, altamente graduado, inclusive por instituições internacionais como a Universidade de Harvard, ex-professor de direito da USP e ativista dos direitos da comunidade LGBTQIAP+, acredita que a PL seja um imensurável retrocesso no que diz respeito à igualmente de tratamento civil em suas relações.

Segundo Nilton, o casamento civil é necessário principalmente para regular relações e tornar a vida das pessoas, sejam elas quais forem, mais simples, organizada e menos conflituosa. “O fim básico, num Estado democrático de direito, é promover o bem-estar de todos, sem exceção, notadamente num Estado laico”, afirma o advogado

Apesar de de praticamente todo o texto da PL ser pautado principalmente em alegações fundamentalistas cristãs, o próprio Sumo Pontífice da Igreja Católica, Papa Francisco, considerado progressista, já declarou diversas vezes apoio à comunidade LGBTQIAP+ tendo, inclusive, sugerido recentemente que casais homoafetivos também podem ser abençoados pela Igreja Católica.

“O religioso tem dificuldade de entender que o sentimento dele em relação à sua crença é pessoal e até mesmo íntimo, e que não se trata de uma doença que o outro contrai igualmente. Cada um tem ou não seus valores espirituais e religiosos, e assim como o religioso não quer que lhe proíbam o exercício da sua fé ou que lhe imponham outra, outras pessoas igualmente não o querem.”, completa o advogado Nilton Serson.

O casamento gay pode ser anulado caso haja aprovação da PL?

Segundo o Dr. Nilton Serson, não! Mesmo que o projeto seja aprovado, a possibilidade de anulação daqueles celebrados antes disso é nula, com base no Artigo 5º, Inciso 36 da Constituição Federal que prevê que “A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”.

Reconhecido como legítimo pelo STF desde 2011, foi somente em 2013 que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que todos os cartórios do país realizassem a união homoafetiva. Desde então, o país registra, segundo informações dos próprios cartórios, cerca de 7,6 mil casamentos homoafetivos por ano.

Nilton Serson conclui afirmando que o Artigo 5º da Constituição determina, sem exceção, a igualdade de todos perante a lei, não havendo qualquer distinção de nenhuma natureza. Isso, portanto, defende uma mobilização da sociedade civil para que impeça o avanço do projeto, considerado por ele, retrógrado e de cunho completamente religioso.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Contigo Sim: Reencontro emocionante marca retorno de mãe perdida!

Em um momento de pura emoção, a novela Contigo Sim presenteia o...

Em Família É Tudo: Hans promete silenciamento definitivo de Mila em plano assombroso!

Em um capítulo eletrizante de Em Família É Tudo, Hans (Raphael Logam)...

Ângela reencontra sua mãe em “Contigo Sim”

Um dos momentos mais emocionantes da novela “Contigo Sim” será quando Ângela...

Buba será confrontada por segredo em Renascer

Nos próximos capítulos da novela Renascer, a personagem Buba, interpretada por Gabriela...