A (Record TV) está atualmente editando a novela bíblica Gênesis em sua reta final com o claro objetivo de concorrer de forma direta com os primeiros capítulos de Um Lugar ao Sol, trama da sua rival (Globo), a trama estreará em novembro. Assim a intenção do canal de Edir Macedo é esvaziar a estreia do folhetim de Lícia Manzo para assim os telespectadores voltarem suas atenções para o desfecho da história de José (Juliano Laham).
Se no mês de agosto cada capítulo da novela tinha aproximadamente 45 minutos de duração, com dias que chegavam a quase 1h de arte na TV, agora a emissora paulista colocou o pé no freio e exibirá episódios de apenas 40 minutos no ar, como nos capítulos 195, 194 e 192. A grande estratégia do canal em editar a trama surgiu para colocar medo na (Globo), já que deve concorrer com a emissora carioca na primeira semana da nova novela das 9.
Se baseando no panorama da edição atual, a (Record TV) teria condições de levar Gênesis ao ar até a semana do dia 15 de novembro, época em que a (Globo) já terá lançado Um Lugar ao Sol. Outra razão que se especula é a preocupação da emissora de manter uma novela inédita na programação, já que o canal foi pioneiro no retorno das gravações das novelas em plena pandemia da Covid-19.