Confira o resumo da novela A Usurpadora, trama Salvador Mejía e dirigida por Beatriz Sheridan para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas de 9 de fevereiro a 24 de julho de 1998. Contou com 102 capítulos. No Brasil, foi exibida pela primeira vez de 22 de junho a 9 de novembro de 1999, pelo SBT.
Canal VIVA – 20:30hs
Estreia: 27 de Junho 2022
Novela mexicana protagonizada por Gaby Spanic tem como personagens centrais as gêmeas Paulina e Paola Bracho
Abertura de “A Usurpadora”
RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:
Capítulo 101 – segunda 14 de novembro
Edmundo aproveita a chance e pede Paulina em casamento. Enquanto não recebe sua parte na herança, Estephanie pede um adiantamento de 200 mil dólares, mas ela não imagina o que a espera em sua casa. Ao chegar com o dinheiro, Willy exige que ela lhe dê tudo. Estephanie se nega a entregar e Willy pega o bebê e ameaça: “despeça-se dele porque eu vou dá-lo”. Carlinhos, que continua no colégio interno, fica doente e é trazido para a mansão. Ao chegar, Carlinhos chama insistentemente por Paulina. Paulina vai ver o menino e se reencontra com Carlos Daniel. Carlinhos mais uma vez reaproxima Paulina de Carlos Daniel, mas ela continua irredutível e diz que só ficará enquanto o garoto precisar dela. Enquanto isso, Estephanie vive o pior pesadelo da sua vida. Willy tenta fugir com o bebê. Ela sai desesperada atrás dele e implora para que ele lhe devolva o filho. Desesperada, ela entrega todo o dinheiro e mais um cheque em branco. E, já com o filho nos braços é ameaçada por ele: “muito cuidado, não vá dizer nada para os seus irmãos, eles podem me denunciar e então eu volto e levo ele, aí sim você morre”. Mais tarde, Willy se encontra com Maurício e prepara tudo para incendiar a fábrica dos Bracho, mas o que Willy não imagina é que seu cúmplice não concorda com os seus planos e tenta fazer com que ele mude de idéia, mas não consegue. Na mansão, Carlos Daniel tenta convencer Paulina a esquecer a irmã e a aceitar o seu amor, mas Paulina continua obcecada com a idéia de que a lembrança de Paola sempre será um obstáculo entre eles e, para tentar que Carlos Daniel a esqueça de uma vez, diz a ele que vai se casar com Edmundo Serrano.
Leia também:
- Resumo Malhação ID: confira os capítulos
- Resumo A Usurpadora: veja os capítulos
- Resumo O Beijo do Vampiro: confira os capítulos
- Resumo Caminho das Indias: confira os capítulos
- Resumo Malhação 1997 (Canal VIVA): confira os capítulos
- Resumo Pão-Pão, Beijo-Beijo: confira os capítulos
Capítulo 102 – terça 15 de novembro
Ultimo Capítulo
Na hora combinada para incendiar a fábrica, Maurício não aparece e Willy decide incendiar a fábrica sozinho. Mas uma denúncia anônima coloca a polícia em alerta e o fogo é controlado, mas Willy consegue fugir. Enquanto isso, na delegacia, Maurício conta todo o plano para o delegado Merino. Estephanie está a horas trancada no quarto e a empregada decide avisar a família. Patrícia e Paulina tentam fazer com que ela saia, mas como ela não responde, arrombam a porta e encontram Estephanie inconsciente. Enquanto isso, Willy, que acaba de incendiar a fábrica, decide fugir do país levando todo o dinheiro que roubou de Estephanie, mas é preso no aeroporto. Estephanie recebe todo o apoio da família, pede desculpa a todos e perdão a Paulina. Ela decide denunciar Willy por roubo e tentativa de seqüestro. Chega o dia do casamento de Paulina e Edmundo e Carlos Daniel não se conforma em perder o grande amor da sua vida. Estephanie vai visitar o marido na cadeia. Ele tenta convencê-la a retirar a queixa, mas ela se nega e Willy, cheio de ódio, conta a ela que Adelina é sua mãe. Paulina e Edmundo estão prestes a se casar.
No cartório, Paulina e Edmundo estão na frente do juiz para a realização do casamento, mas na hora de assinar, Paulina percebe o erro que está cometendo e decide cancelar a cerimônia. A revelação de Willy deixa Estephanie desnorteada e ela vai até a mansão cobrar de Adelina e da vovó Piedade o porquê de terem escondido por tanto tempo a verdade. Depois de ouvir as explicações, ela abraça a mãe emocionada. Célia conta para Vovó Piedade que Paulina não se casou. A notícia a deixa muito feliz e principalmente a Carlos Daniel. Estephanie volta para sua casa e de uma hora para outra começa a apresentar sinais de desequilíbrio. Adelina corre para o lado da filha e sofre muito ao vê-la ser levada para o hospital com uma forte crise nervosa. Enquanto isso, Carlos Daniel procura Paulina, se declara e pede a ela que se case com ele. Paulina resiste, mas acaba ouvindo o seu coração e aceita se casar com Carlos Daniel. O quadro clínico de Estephanie é preocupante e os médicos dizem que talvez ela tenha que ser internada num hospital psiquiátrico. Rodrigo e Patrícia ficam com o bebê de Estephanie. Verônica começa a sair com Osvaldo, o ex da Paulina. Nascem os gêmeos de Leandro e Viviana. Estephanie é internada em um hospital para doentes mentais e não reconhece nem o próprio filho. Paulina e Carlos Daniel se casam.
Além da A Usurpadora
Capítulo 103
Um ano depois do casamento de Paulina e Carlos Daniel, a paz e a felicidade finalmente estão presentes na família Bracho. Paulina e Carlos Daniel estão felizes com o nascimento de Paulinha, a primeira filha do casal. Rodrigo e Patrícia realizam o sonho da paternidade cuidando do filho de Estephanie. Estephanie continua internada num hospital psiquiátrico, mas já apresenta sinais de melhora. A fábrica Bracho saiu da crise e agora vive um de seus melhores momentos exportando seus produtos para o mundo. Paulina começa a sentir umas vertigens e o médico pede que ela faça alguns exames. Mas no dia em que vai buscar os resultados, Paulina recebe uma notícia que a deixa arrasada. O diagnóstico não poderia ser pior: o médico diz que ela um câncer terminal e que só lhe restam seis meses de vida. Depois de pedir a ele que não comente nada com ninguém de sua família, Paulina volta para casa tentando disfarçar o seu desespero. Ela não consegue se conformar com o que está lhe acontecendo e se preocupa muito com Carlos Daniel, pois sabe que ele sofrerá muito com a sua morte. Paulina pensa então numa maneira de arrumar as coisas para que seu marido não sinta sua falta e decide que vai procurar uma mulher que possa ocupar o seu lugar na vida de Carlos Daniel e de seus filhos. A primeira pessoa em quem Paulina pensa é Raquel, a babá de seus filhos, uma mulher bonita e dedicada às crianças e que ela acredita que poderá amar Carlos Daniel e preencher o vazio que sua morte provocará. Mas o que Paulina nem imagina é que Raquel já está apaixonada por Carlos Daniel, não gosta das crianças como faz parecer e pior: não é uma mulher de boa índole. Os dias passam e por mais que Paulina tente ser natural, todos percebem que ela anda estranha, triste, ausente e ao ser pressionada pela vovó Piedade, decide contar a verdade, mas pede a ela que não diga nada a Carlos Daniel. Enquanto isso, na casa de Patrícia e Rodrigo um outro drama afeta o casal. A visível melhora da irmã deixa Rodrigo arrasado pois ele ama aquela criança como se fosse seu filho e por mais que Patrícia tente fazê-lo entender que eles não tem nenhum direito sobre ela, Rodrigo se nega a devolver o filho a Estephanie. E, esse dia não está longe pois Estephanie acaba de recobrar a razão e pede ao médico que a deixe voltar para casa. Determinada a fazer de Raquel sua substituta, Paulina começa a ensinar a jovem a agir como uma verdadeira dama e numa conversa franca, conta a ela o seu plano de transformá-la na nova senhora Bracho.
Estephanie está ansiosa para saber quando poderá deixar a clínica, mas depois de conversar com o médico, Adelina lhe diz que ela precisará ficar ainda mais uns dias em observação. Ela pergunta pelo filho e ao saber que ele está sendo criando por Rodrigo e Patrícia, fica muito preocupada pois seu coração de mãe lhe diz que seu irmão não vai querer devolvê-lo. Patrícia, que foi ao sanatório com Adelina, chega em casa desesperada, conta ao marido como encontrou Estephanie e diz a ele que logo terão que entregar a criança. Decidido a lutar pela guarda da criança, Rodrigo decide falar com a irmã e dizer a ela que não pretende devolver seu filho. A revelação deixa Estephanie desesperada. Enquanto isso, na mansão dos Bracho, Raquel já sente a senhora Bracho descuidando do seu trabalho. Dona Piedade percebe o jogo da garota, a coloca em seu lugar e ameaça despedi-la se ela não cumprir com sua obrigações. Tudo isso acontece quando Carlos Daniel e Paulina estão prestes a completar o primeiro ano de casados e ela, que faz de tudo para que seu marido não perceba o que está acontecendo, prepara uma festa comemorar o dia mais importante de suas vidas. Raquel é uma mulher muito perigosa e começando seu plano para conquistar Carlos Daniel, decide contar a ele a verdade sobre a doença de Paulina e assim ganhar sua confiança. Carlos Daniel vai desesperado ao encontro de Paulina; ela confirma a história que Raquel lhe contou e pede a ele que não sofra com a sua morte pois ela deixará em seu lugar alguém que possa fazê-lo feliz, mas Carlos Daniel nem imagina o que ela está preparando. Enquanto os dois choram pelo que está acontecendo, Raquel comemora e pensa numa maneira de apressar a morte de Paulina. Chega o dia do aniversário de casamento de Paulina e Carlos Daniel e, apesar dos conselhos de Adelina e da vovó Piedade, Paulina continua determinada a jogar o marido nos braços de Raquel e compra um vestido muito sensual para que sua substituta vá à festa. Enquanto isso, Raquel começa a pôr em prática seu plano para eliminar Paulina e compra um poderoso veneno. Anoitece e os convidados começam a chegar. Paulina pede a Carlos Daniel que vá buscar Raquel em seu quarto; ele resiste, mas acaba atendendo ao pedido da esposa. Mas entrar no quarto de Raquel, é surpreendido pela atitude dela. Sem pudor algum, ela se insinua e sem que ele espere, o beija apaixonadamente. Carlos Daniel reage e pede a ela que nunca mais faça isso e sua fidelidade irrita Raquel, que vai para a sala determinada a acabar com a vida de Paulina.
Enquanto acontece a festa na mansão dos Bracho, Estephanie foge do sanatório, vai até a casa de seu irmão e leva seu filho com ela. Raquel coloca veneno na taça de vinho e convida Paulina para um brinde. Mas, sem que ela perceba, Carlinhos troca as taças e Paulina bebe a com champanhe puro e Raquel a com champanhe envenenado. Poucos minutos depois, Paulina desmaia e é levada às pressas para o hospital. Mas, misteriosamente, Raquel também passa mal e acaba indo na mesma ambulância que Paulina. Enquanto Paulina e Raquel são levadas de ambulância, Estephanie chega à mansão dos Bracho com o filho nos braços e acusa a família de tentar afastá-la de seu filho. Adelina conversa longamente com a filha e a faz entender que os Bracho nunca lhe fizeram mal e que Rodrigo e Patrícia apenas deram um lar a seu filho enquanto ela estava em tratamento. No hospital, Paulina já recuperou os sentidos e o Dr. Varella tem uma ótima notícia para o casal. Ele conta que por um acidente, seus exames foram trocados, que ela não está doente e que as vertigens que está sentindo é porque está grávida outra vez. Felizes com a notícia, Paulina e Carlos Daniel ficam sabendo que Raquel está entre a vida e a morte por ter ingerido uma grande dose de um veneno letal. Raquel, agonizante, conta tudo que fez e pede perdão a Paulina. Algum tempo depois, Raquel sai do hospital e Paulina e Carlos Daniel decidem não entregá-la à polícia, ao contrário, lhe dão uma quantia em dinheiro para que ela possa recomeçar sua vida em outra cidade. Agora a felicidade é completa na mansão dos Bracho. Paulina e Carlos Daniel comunicam que mais um herdeiro está a caminho. Estephanie, recuperada, está com seu filho. Patrícia e Rodrigo viajam em segunda lua de mel e esperam voltar com a notícia de que finalmente serão pais. Os Bracho se reúnem. Estephanie está feliz com seu filho e sua mãe. Todos tiram uma foto. Esta foi a última cena da novela “A Usurpadora”.
* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas
SINOPSE:
Paulina (Gabriela Spanic) é um jovem inteligente, humilde e bondosa que nunca conseguiu terminar os estudos pois tinha que cuidar de sua mãe doente. Trabalhando no banheiro de um clube, ela acaba encontrando, por um acaso, uma mulher igual a ela: Paola Bracho (Gabriela Spanic). Ao contrário dela, Paola é uma mulher ambiciosa, casada com Carlos Daniel (Fernando Colunga). Mas ela pouco liga para a família de seu marido, pois só quer saber de se divertir com seus amantes.
No encontro das duas, Paola vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de suas chatas obrigações, então propõe a Paulina que se passe por ela na mansão Bracho durante um ano. Honesta, Paulina recusa, mas Paola incrimina a sua “sósia” de ter roubado uma pulseira de diamantes, deixando a jovem sem saída.
Ao chegar na casa dos Bracho, Paulina percebe como a família foi desestruturada por Paola e, aos poucos, vai mudando a vida deles, contando com o apoio de Vovó Piedade (Libertad Lamarque), uma senhora que se tornou alcóolatra por influência de Paola, mas que se recupera com a ajuda de Paulina, percebendo rapidamente a troca de mulheres. Mas, enquanto ela tenta não ser descoberta, Paulina se apaixona por Carlos Daniel e descobre que Paola é sua irmã gêmea perdida