A Escrava Isaura é uma novela brasileira produzida pela Record e exibida entre 18 de outubro de 2004 a 29 de abril de 2005. Baseada no romance homônimo de 1875, escrito por Bernardo Guimarães, é escrita por Tiago Santiago.
Record–15h00
Estreou: 07 de Outubro 2019
A primeira reprise em 15 de novembro de 2005 e 9 de junho de 2006.
A segunda reprise entre 29 de janeiro e 13 de julho de 2007 às 14h30.
A sua terceira reprise foi em 2017
Está sendo reapresentada novamente desde o dia 7 de outubro de 2019
RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:
Últimos Capítulos:
Segunda, 17 de agosto
Isaura dá a carta alforria para Rosa. Isaura vai a cadeia e pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Isaura tenta convencer Belchior a lhe contar sobre o verdadeiro assassino. Geraldo conta a Malvina que Branca está grávida de Leôncio. Isaura entrega a carta de alforria para Rosa. O juiz ordena a prisão de Belchior até o dia do julgamento. Álvaro entrega seu testamento para Perpétua. Miguel leva aos braços de Tomásia seu filho. Belchior acusa Francisco. Cel. Sebastião pede perdão à Rosa e a deixa cuidando de sua fazenda. Começa o julgamento de Álvaro.Estela visita Branca no manicômio. André e Tomásia começam a dar seus depoimentos.
Leia Também: A Escrava Isaura: Quem matou Leôncio?
Terça, 18 de agosto
Belchior senta na cadeira das testemunhas onde jura dizer a verdade por gostar muito de Isaura. Malvina cochicha com seu pai, Francisco fica inquieto e Rosa nervosa. Belchior acusa Francisco. Serafina acha suas jóias nas roupas Francisco. Álvaro é absolvido. Gabriel volta a andar. Álvaro e Isaura se casam. Bernardo leva dona Evangelina para reencontrar sua filha Moleca. Belchior conhece a criada Camélia. Os dois se beijam. Cel. Sebastião e família seguem viagem. André decide voltar para o quilombo. Sebastião diz a Geraldo que Francisco foi condenado a pena de morte. Tomásia e Miguel comemoram a adoção de filhos. Nasce a filha de Helena. O quilombo festeja a liberdade. É decretada a abolição da escravatura trinta e três anos depois. Alvaro e Isaura ficam juntos por mais de 60 anos.
* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas
SINOPSE:
Isaura nasceu em 1835, na fazenda do Comendador Almeida, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Ela é filha da bela e virgem negra Juliana, escrava do comendador, e do feitor da fazenda, Miguel. Juliana morre pouco depois do parto, pois sempre se negou a ir para cama com o comendador, pois amava Miguel, e por vingança do Comendador, acaba morrendo açoitada no tronco. Isaura, sua filha, é criada e educada por Gertrudes, mulher do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele muito clara, Isaura é escrava do comendador, por ter nascido filha de sua escrava.