Resumo Páginas da Vida: próximos capítulos no Canal VIVA

Publicidade

Exibida originalmente em 2006, Páginas da Vida, de Manoel Carlos estreia no Canal VIVA. A trama protagonizada por Regina Duarte conta com 203 capítulos. Fique por dentro das novidades das novelas, aqui você encontra o resumo completo de Páginas da Vida e de todas as novelas do Canal VIVA.

Canal VIVACom exibição às 22h40
Estreia: 22 de novembro 2021

RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPITULOS:

Capitulo 01 Segunda-feira, 22 de novembro

Flagrante de infidelidade. 20 de janeiro de 2001. No Rio de Janeiro, comemora-se o aniversário da cidade em um concerto ao ar livre. Na praia do Leblon, acontece um “arrastão”. Marta atropela um rapaz. Helena bate no carro de Marta. Simone pede para Jorge tirar uma foto dela e ele se encanta. Helena quer examinar o jovem infrator atropelado, o guarda hesita e a população reage. O jovem foge e todos acusam Helena e Selma. Alex se irrita com Marta. Simone conta para Jorge que está indo para os Estados Unidos naquela noite. Jorge lhe deixa seu telefone. Fred é acusado de estar no meio do arrastão e sai correndo. Helena conversa sobre o marido Greg com Selma. Greg e Carmem se divertem juntos. Em Amsterdã, Nanda conversa com Sabina e confessa ter medo de revelar a Léo que está grávida. Sandra recrimina Fred por ter se envolvido no arrastão. Constância reclama com Sandra por dar confiança a Fred. Tide recebe toda a família para seu aniversário. Elisa se aborrece com Gustavo e Ivan que são contra Tide abrir uma escola de arte. Carmem se irrita com Bira. Olívia prova seu vestido de noiva. Isabel fotografa. Sílvio joga uma partida de pólo. Tide e Lalinha dançam no salão. Nanda avisa Léo que marcou um jantar no Sábado com Sabrina e Márcio. Greg chega à festa de Tide. Jorge mostra para Sandra as fotos que fez de Simone. Sandra ameaça jogar a câmera na piscina, mas acaba na água atirada por Jorge. Simone telefona e Sandra mente que é esposa dele. Greg e Helena brigam. Helena faz o parto de Márcia. Irmã Natércia apresenta Irmã Lavínia para Helena. Olívia se prepara para o casamento. Nanda fica feliz, porque a mãe liga para lhe dar parabéns pelo aniversário. Helena vê Greg saindo de um motel.

Capitulo 02 Terça-feira, 23 de novembro

Gravidez indesejada. Helena e Selma tentam seguir Greg. Léo dá um anel de presente para Nanda. Fred, Sérgio, Vandinha e Lili se divertem na praia. Helena vê o carro de Greg parado em frente a um restaurante e entra. Greg inventa uma desculpa, mas Helena deixa claro que viu os dois saindo do motel. Lalinha sente uma tontura e faz Tide prometer que, quando o momento chegar, ela morrerá em casa. Silvio recebe os pais, Yolanda e Oscar, no aeroporto. Yolanda reclama que Oscar vive se metendo com secretárias jovens. Léo gela quando Nanda conta que está grávida. Sandra apaga as fotos de Simone do computador de Jorge. Helena se lembra da filha Clara ao ver uma festa infantil. Anna percebe que ela está chorando. Helena confessa que perdeu a filha há vinte anos, mas ainda sofre. Helena tira as roupas de Greg do armário. Jorge corre atrás de Sandra entre mesas e cadeiras da festa, até Tide dar um basta. Bira observa Carmem e Gregório. Lili, Vandinha e Sérgio vão ao casamento com Fred. Lalinha não se sente bem, mas insiste em ver a filha entrando na capela. Léo diz a Nanda que ele não quer a criança. Greg chega em casa. Olívia entra na capela de braço dado com o pai.

Capitulo 04, Quarta-feira, 24 de novembro

Susto no casamento. Sandra olha a noiva com admiração e inveja. Constância ampara Lalinha, discretamente. Greg se irrita quando Helena o acusa de traição. E contra-ataca que ela teve um caso com um colega médico. Helena faz questão de lembrar que eles estavam separados, mas a discussão se exacerba. Salvador e Lídia separam os dois. Lalinha sente-se mal, mas se recusa a sair da igreja. Sandra provoca Jorge que eles também irão se casar. Léo diz que Nanda jogou sujo, o que a deixa indignada. Léo diz que ela escolheu a criança e que ele vai embora. Greg sai de casa. Nanda dá um tapa em Léo e logo se arrepende. O padre declara Olívia e Sílvio casados, sob a emoção dos convidados. Marta se irrita ao ver que Sérgio foi ao casamento com o filho do jardineiro. Anna briga com Giselle porque ela está comendo doce. Giselle reclama com o pai, Miroel, da atitude da mãe. Silvio e Olívia dançam a valsa dos noivos. Tide faz o brinde. Lalinha desmaia. Dr. Moretti diz que Lalinha tem vários problemas e precisa fazer exames no hospital. Anna insiste que Giselle seja bailarina. Carmem provoca Greg quando ele chega à festa.

Capitulo 05 Quinta-feira, 25 de novembro

Vexame no casamento. Carmem fica feliz ao saber que Greg saiu de casa. Tide propõe a Lalinha que, depois do casamento de Jorge, eles vendam a casa e façam uma viagem pelo mundo. Gustavo ouve a conversa, mas é interrompido por Diana. Isabel pega o buquê da noiva, para irritação de Sandra. Gustavo e Ivan conversam sobre o futuro do casarão. Nanda chora sozinha. Isabel avisa que precisa fazer mais fotos para encerrar o álbum. Bira ameaça matar Carmem e Greg, que vai embora cantando os pneus. Domingos separa a briga do casal. Greg não se senta com Selma e Lucas em uma pizzaria, mas com uma mulher bonita. Olívia propõe que Isabel fotografe-os em trajes íntimos, para surpresa de Silvio. Fred e Sérgio olham Sandra pelo buraco da fechadura. Ela abre a porta deixando-os sem graça. Sandra vai ao quarto de Jorge, que a manda embora. Carmem não abre a porta do quarto para Bira. Tide interfere. Carmem obriga o marido a dormir no chão.

Capitulo 05 Sexta-feira, 26 de novembro

Lua-de-mel em Amsterdã. Lalinha é levada para o hospital. Tide fica sempre ao seu lado, preocupado. Lalinha lembra a promessa do marido de morrer em casa. Helena diz a Selma que o que mais a magoou foi Greg tê-la trocado por uma mulher de sua idade, o que prova o seu fracasso. Greg acorda ao lado da mulher bonita da véspera. Ela fica furiosa porque ele nem lembra o seu nome. Nanda pede desculpas a Léo. Ele também se desculpa e os dois ficam juntos. Marta reclama com Sérgio por se relacionar com Lili, que é filha do porteiro. Sandra dá em cima de Jorge, que é grosso com ela. Olívia se despede da mãe, antes de viajar. Ana flagra Giselle comendo torta de chocolate. Greg pega as suas malas. Helena prefere não vê-lo e sofre quando ele parte. Sandra ouve Jorge dizer que vai ao Corcovado tirar umas fotos. Tide recrimina Márcia por levar o bebê, que não pára de chorar, ao hospital. Olívia diz que pensou em não viajar, mas o pai acha que ela deve ir para a lua-de-mel. Jorge lembra-se de Simone e quando vê Sandra, explode dizendo que a odeia. Helena remexe em fotos e cartões de Diogo. Léo insiste que um filho está fora de cogitação. Isabel entrega as fotos feitas no hotel na hora do embarque. Olívia adora e Sílvio morre de vergonha. O casal chega em Amsterdã para a lua-de-mel.

Capítulo 06, Sábado, 27 de novembro

Atropelada pelo destino. Isabel fotografa a prova do vestido de uma noiva. Renato, o noivo, debocha por ela não usar a fotografia como um instrumento de modificação social. Helena se desentende com Irmã Má por não concordar em fazer cesarianas sem necessidade. Helena e Carmem se encontram, sem querer, no hospital. Helena confessa que não consegue ter raiva de Carmem. Carmem conta que é casada e infeliz e que pretende se casar com Greg. As duas apertam as mãos ao final da conversa. Lalinha volta para casa. Bira bebe e abre uma gaveta onde está guardado um revólver. Olívia fica contente em saber que a mãe já está em casa. Giselle faz aula com Elisa sem muita vontade. Olívia e Sílvio passeiam por Amsterdã. Carmem diz a Bira que não o ama e quer o divórcio. Renato e Isabel trocam olhares de antipatia durante o casamento. Silvio se aborrece quando Olívia abre a porta para o garçom do hotel usando roupas íntimas. Olívia diz a Sílvio que eles podem esperar um pouco para ter um filho, embora tenham prometido a Tide que seria rapidamente. Marta implica com o empacotador do supermercado portador de Síndrome de Down. Miroel briga com Anapor por ela pressionar Giselle a emagrecer. Nanda briga com Léo e sai desabalada em sua bicicleta. Olívia surge em sua frente. Nanda freia, mas esbarra de leve em Olívia.

Resumo dos dias 29 a 04 de dezembro

Capitulo 07 Segunda-feira, 29 de novembro

Bate-boca no hospital. Olívia acaba dando risada ao descobrir que Nanda é brasileira. Leo briga com Nanda e Olívia não simpatiza com ele. Constância e Jorge repreendem Sandra por ter lido o cartão que Olívia mandou para Lalinha. Constância manda a filha sair da mesa e Jorge aprova. Jorge fica irritadíssimo quando Sandra conta que Simone ligou e ela não deixou que ele atendesse. Constância dá um tapa na filha quando ela diz que Jorge sempre se aproveitou dela e a manda ficar no quarto dos empregados. Bira encara Jorge, quando ele insinua a traição de Carmem. Tide diz a Lalinha que Olívia não comentou no cartão se já estava grávida. Tide diz a Jorge que precisam adiantar o projeto da escola de arte. Miroel comenta com Anna que vai trabalhar no projeto da escola de artes. Giselle força o vômito depois de tomar café da manhã. Greg pede desculpas à Helena e garante que ela ainda o ama. Helena dá-lhe um tapa, que é visto por Irmã Má. Nanda conta para Olívia que está grávida. Bira atinge Greg e deixa a família de Tide tensa.

Capitulo 08 Terça-feira, 30 de novembro

Bye bye, Amsterdã. Greg fica ferido. Tide se alarma no quarto ao ouvir o barulho. Constância diz que nada aconteceu. Greg pede para ser levado para o hospital em que Helena trabalha. Carmem manda Bira sumir de sua vida. Ivan e Gustavo mandam Bira sumir por uns tempos. Helena se assusta ao ver Greg ferido. Helena pede ajuda a Lucas e Selma para resolver o problema. Sérgio, Lili e Vandinha ajudam Marta a arrumar uma festa. Verônica avisa que Kelly chegou e convida Marta para uma festa em sua casa. Nanda comenta com Olívia que Leo não quer a criança. Greg é operado. Giselle cai na aula de balé e Anna reclama. Carmem agradece a Helena e diz que foi ela que se jogou para cima de Greg. Jorge conta para a família novidades sobre a escola de arte. Sandra reclama por ter que dormir com os empregados. Olívia compra uma colherzinha de prata para o neném de Nanda. Marta comenta que seria muito infeliz se tivesse um filho com síndrome de Down. Silvio aconselha Leo a buscar uma solução em conjunto com Nanda. Olívia promete ajudar Nanda. Olívia e Sílvio partem. Tide encontra Lalinha caída no chão.

Capitulo 09 Quarta-feira, 01 de dezembro

Relação insustentável. Tide grita por ajuda. Jorge consegue reanimar a mãe. Helena comenta com Selma que Carmem chama Greg de “neném” na frente de todos. Carmem mima Greg. Lalinha pede a Tide que cumpra a sua promessa de deixá-la morrer em casa. Marta avisa Sérgio da festa e diz que Kelly mandou que ele não levasse mais ninguém. Marta pede que Alex compre uma camisa nova. Leo reafirma que não quer a criança. Nanda diz que vai ter o filho. Os dois brigam quando Leo a acusa de ter armado um golpe contra ele. Nanda corre perigosamente com a bicicleta e Leo vai atrás. Nanda se joga no canal, para surpresa de Leo, que a resgata. Sabrina consola Nanda, que diz querer ter o filho no Rio de Janeiro. Leo diz a Vinicius que vai cair fora. Helena recebe um cartão de Diogo contando que está de partida para a África e não sabe se vai voltar. Helena se emociona e nem consegue falar direito com Greg, que liga. Olívia e Sílvio retornam. Olívia sente um forte enjôo. Sílvio comemora a possível gravidez. Isabel combina se encontrar com Lívia. Lalinha abre os olhos com dificuldade para abraçar a filha.

Capitulo 10 Quinta-feira, 02 de novembro

Lalinha se despede. Lalinha confessa que tinha medo de morrer sem ver a filha. Olívia diz que tem uma vida crescendo dentro dela. Lalinha acaricia a barriga da filha. Helena e Selma conversam sobre Diogo. Carmem insiste em cuidar de Greg. Lívia sente enjôos da gravidez. Renato nem fala com Isabel. Isabel fica abismada ao saber que ele é fotógrafo, ligado às causas sociais. Greg e Carmem vêem Bira em frente ao prédio. Carmem arma um escândalo. Bira comenta com Gustavo que quase foi linchado na rua. Renato pega carona com Isabel e pede que ela o leve à Rocinha. Sandra veste uma roupa de Olívia e se admira ao espelho. Constância se impressiona com a irritação da filha, que odiou o presente que ganhou de Olívia. Sérgio vai à festa com Fred. Kelly diz ao primo que está interessada em um rapaz que conheceu na viagem, o que o aborrece. Nanda e Olívia trocam e-mails e falam da gravidez de ambas. Nanda reencontra Leo e diz que o amou muito, mas que vai dizer ao filho que o pai deles morreu. Lalinha e Tide passeiam pelo jardim. Lalinha diz uma poesia de amor para o marido. Tide reza na capela ao lado de Lalinha, que morre.

Capitulo 11 Sexta-feira, 03 de novembro

Cerimônia do adeus. Tide beija a mulher, fecha seus olhos e chora. Nanda descobre que terá gêmeos. Constância reprova Sandra ao vê-la dando um beijo no rosto de Silvio. Helena conversa com Miroel e dá os parabéns a Jorge pela escola de arte. Ela dá de cara com Greg e vai embora. Olívia entra na capela e grita. Lalinha é velada na capela da família. Anna obriga Giselle a ir ao velório. Constância diz ao marido Zé que está pensando em mandar Sandra para a fazenda e trazer Telminha. Carmem desmaia e Bira a socorre. Sandra fica na fila dos pêsames, para irritação de seus pais. Gustavo acha que Tide deve vender a casa. Carmem não gosta de ver Bira no casarão. Tide sofre lembrando o poema dito por Lalinha. Jorge o consola, comovido. Nanda avisa Olívia que vai ter gêmeos. Zé Ribeiro e Constância têm uma conversa séria com Sandra. Ela debocha quando eles dizem que ela vai passar uns tempos na fazenda. Zé briga com ela. Sandra avisa que é maior de idade e diz que não irá. Giselle come guloseimas no supermercado e depois força o vômito. Helena chega em casa e encontra Greg.

Capitulo 12 Sábado, 04 de dezembro 

Lalinha se despede. Lalinha confessa que tinha medo de morrer sem ver a filha. Olívia diz que tem uma vida crescendo dentro dela. Lalinha acaricia a barriga da filha. Helena e Selma conversam sobre Diogo. Carmem insiste em cuidar de Greg. Lívia sente enjôos da gravidez. Renato nem fala com Isabel. Isabel fica abismada ao saber que ele é fotógrafo, ligado às causas sociais. Greg e Carmem vêem Bira em frente ao prédio. Carmem arma um escândalo. Bira comenta com Gustavo que quase foi linchado na rua. Renato pega carona com Isabel e pede que ela o leve à Rocinha. Sandra veste uma roupa de Olívia e se admira ao espelho. Constância se impressiona com a irritação da filha, que odiou o presente que ganhou de Olívia. Sérgio vai à festa com Fred. Kelly diz ao primo que está interessada em um rapaz que conheceu na viagem, o que o aborrece. Nanda e Olívia trocam e-mails e falam da gravidez de ambas. Nanda reencontra Leo e diz que o amou muito, mas que vai dizer ao filho que o pai deles morreu. Lalinha e Tide passeiam pelo jardim. Lalinha diz uma poesia de amor para o marido. Tide reza na capela ao lado de Lalinha, que morre.

Resumo dos dias 06 a 11 de dezembro

Capítulo 13, Segunda 06 de dezembro

Alex e Nanda se abraçam. Marta arruma uma festa com a ajuda de Lili, Vandinha e Sérgio. Olívia diz a Sílvio que prefere não saber o sexo da criança e nem escolher o nome. Márcia diz ao pai que quer batizar Tidinho na capela. Sandra quer ser a madrinha. Marta marca encontro com Verônica para falar de um empréstimo. Alex quase cai duro ao saber que a filha terá gêmeos. Nanda pede o seu apoio. Alex se ajoelha e beija a barriga da filha. Helena se revolta ao saber que recusaram o cheque de Salvador em um restaurante por ele ser negro. E, mais ainda, por ele não ter brigado por seus direitos. Selma comenta com Lucas que sua ex-mulher deveria deixar que a filha viesse ao Rio. Nanda molha os pés na água do mar. Márcia aconselha Carmem a se separar legalmente. Carmem convida Greg para passar o final de semana em Petrópolis, mas ele não aceita. Verônica e Marta conversam. Sérgio tenta dar um beijo em Kelly e ela lhe dá um tapa. A porta da casa se abre.

Capítulo 14, terça 07 de dezembro

Todos ficam boquiabertos olhando para Nanda. Marta grita e chora ao descobrir que a filha está grávida. Nanda pede perdão à mãe, que jura não querer mais vê-la. Verônica tenta segurar Marta, que briga com Nanda. Alex se coloca no meio. Marta expulsa os dois. Marta desaba numa cadeira, tremendo, chorando, fora de si. Verônica tenta acalmar a irmã. Helena liga para Salvador, pois acha que se excedeu. Salvador não atende à ligação. Diana encontra Nanda no shopping e a convida para ficar em sua casa. Nanda sente uma contração.

Sandra convida Jorge para um final de semana em Petrópolis com Olívia e Sílvio, mas ele não aceita. Alex tenta conversar com Marta, que permanece irredutível: quer Nanda fora de sua casa. Isabel vê uma entrevista de Renato sobre a exposição que está inaugurando. Giselle come doces e depois força o vômito. Jorge volta para casa embriagado e Sandra o ajuda. Jorge acorda ao lado de Sandra e não entende. Helena pede desculpas a Salvador, que dá razão a ela. Diana avisa Nanda que Marta quer conversar. Olívia leva um tombo do cavalo.

Capítulo 15, Quarta 08 de dezembro

Sílvio corre para socorrer Olívia. Jorge não se lembra da noite anterior e Sandra ironiza que está em seu período fértil. Nanda mente para a mãe que o pai virá para o nascimento. Marta avisa que a filha não poderá contar com ela, mas deixa que ela volte para o seu quarto. Sérgio abraça a irmã. Helena e Salvador bebem juntos, felizes. Diana acha que Nanda deveria ter contado a verdade para a mãe. Nanda se consulta com o ginecologista. Olívia é levada para o pronto-socorro. Nanda se emociona ao descobrir que um dos bebês é um menino. O médico diz a Olívia que ela pode perder o bebê e a coloca em repouso absoluto.

Tide fica boquiaberto quando Carmem conta que está apaixonada por Greg. Olívia pede que Silvio fale com Sandra, para que ela venha mesmo para Petrópolis. Greg engasga quando Tide fala no jantar que ele é o mais novo membro da família. Carmem diz que eles vão se casar em breve, para nervosismo de Greg. Tide propõe um brinde ao novo casal. Greg fica com ódio de Carmem. Helena, Selma, Lucas, Lígia e Salvador se divertem em uma festa junina. Isabel fica fascinada com as fotos de Renato. Jorge e Sandra fazem companhia a Sílvio e Olívia.

Capítulo 16, Quinta 09 de dezembro

Giselle guarda chocolates em uma caixa cheia de guloseimas, que esconde, quando Anna chega em casa. Carmem e Greg discutem, pois ele não quer se casar. Marina vê a cena. Marina diz a Tide que Carmem está armando o casamento com Greg sem falar com Bira. Carmem mente que é invenção da filha que Bira tenha dado um flagrante nela com Greg. Tide fica perplexo ao saber o que Bira fez com Greg e Carmem mente que foi acidental. Renato ironiza ao ver Isabel olhando atentamente uma de suas fotos e ela vai embora. Ele a segue e pede desculpas.

Lucas arruma briga na festa. Helena recebe carta de Diogo, que fala de sua experiência na África. Marta reclama com a filha por não ter conseguido mais dinheiro com o pai da criança. Sandra faz planos para o casamento com Jorge, que se diverte. Helena encontra Greg que comenta que estão querendo casá-lo. Ela ironiza chamando-o de “neném”, como Carmem costuma fazer. Selma diz que Helena ficou morrendo de ciúmes, quando ela conta. Carmem atende ao chamado do pai e se vê cara a cara com Bira e Greg. Nanda e Olívia se reencontram.

Capítulo 17, Sexta 10 de dezembro

Diana conta para Olívia que é vizinha de Nanda. Bira confessa para Tide que o que fez com Greg não foi acidental. Carmem enlouquece quando Bira avisa que não vai dar o divórcio. Greg diz a Tide que o melhor que tem a fazer é pedir demissão. Olívia convida Nanda para fazer uma aula de hidroginástica na piscina da casa. Tide aconselha Bira a aceitar o divórcio, não aceita a demissão de Greg e manda que Carmem respeite ao menos a memória de Lalinha, que se envergonharia do comportamento da filha. Helena comenta com Selma que pretende fazer um jantar em sua casa para comemorar seus 25 anos de formada.

Greg diz a Carmem que vai sumir uns dias e que ela não o procure. Anna descobre a caixa de guloseimas que Giselle esconde no armário e a obriga a jogar tudo fora. Sandra fica enciumada com a súbita amizade entre Olívia e Nanda. Marta pega metade dos dólares que Nanda tem. Miroel pede que Anna não seja tão rígida com a filha e confessa que come escondido dela muitas vezes. Giselle diz a Elisa que não vai entrar no palco. Anna se ajoelha e pede que Giselle dance. Marta ouve Nanda e Alex conversando e ele dizendo que está muito feliz com os netos.

Capítulo 18, Sábado 11 de dezembro

Anna obriga Giselle a entrar no palco, mas ela continua se recusando. Miroel ainda tenta convencer Giselle, mas ela realmente não dança, para desespero de Anna, que vai embora sozinha. Marta descobre, por acaso, que a filha vai ter gêmeos e diz que não quer nada com ela, nem com os netos. Decepcionada, a mãe ameaça colocá-la na rua caso o pai das crianças não apareça. Alex reage dizendo que Nanda não irá ter os filhos morando fora de casa, mas Marta mantém o tom de ameaça. Nanda sente-se mal. Jorge mostra num telão uma apresentação virtual da Casa de Cultura Amália Martins de Andrade – AMA.

Gustavo implica quando Márcia diz que vai voltar a trabalhar. Carmem insiste em ligar para Greg, que lembra à nova namorada ter pedido um tempo. Miroel tenta conversar com Anna, que finge dormir. Lucas comenta que esteve com Greg e Helena muda de assunto. Sérgio briga na praia com dois rapazes, que estão com Kelly. Olívia e Sandra vibram ao verem Sílvio pilotando. Anna e Miroel se preocupam com Giselle, que está com febre. Helena recebe um postal de Diogo, cumprimentando-a pelo aniversário de formatura. Helena fica felicíssima em sua festa, rodeada de amigos. Greg chega com flores.

Resumo dos dias 13 a 18 de dezembro

Capítulo 19, Segunda 13 de dezembro

Helena sai da sala, raivosa, e Selma percebe. Greg procura Helena para entregar as flores. Helena diz a Selma que não estava com vontade de rever Greg, especialmente depois de receber um cartão tão amoroso de Diogo. Gustavo e Márcia brigam, pois ele insiste que ela não precisa trabalhar. Anna conta para Miroel que sonhou com a morte de Giselle. Ele a acalma. Giselle diz que está com dor de cabeça forte, o que assusta os pais. Helena finge surpresa quando Greg se aproxima dela e deixa claro que não o havia convidado.
Sandra fica triste e raivosa quando Jorge sai com uma mulher bonita. O pediatra garante que Giselle está bem. Nanda sai com Sérgio e seus amigos, embora Marta critique. Renato, Lívia e Isabel se encontram em uma livraria. Como sempre, Renato é irônico com Isabel. Sandra vê Jorge e a mulher se beijando e se irrita. Isabel não consegue tirar Renato de sua cabeça. Helena relembra o juramento do médico, com o auxílio de Selma, e todos brindam. Helena leva os últimos convidados até a porta. Quando se volta dá de cara com Greg, com um copo de vinho na mão.

Capítulo 20, terça 14 de dezembro

Helena expulsa Greg. Ele diz que estava apenas conversando com Lídia na cozinha. Helena se irrita mais ainda quando Isidora diz que está fritando um bife para ele, mas acaba deixando que Greg jante. Miroel e Anna falam sobre o amor que sentem um pelo outro. Sandra reage quando Jorge diz que a relação deles é de irmãos. Greg diz que não se casará com Carmem, porque ama Helena. Os dois se beijam. Lívia sugere que Renato chame Isabel para ajudá-lo na seleção das fotos. Nanda convida Marta para ir ao médico com ela, mas ela se recusa.

Alex reprova o rancor de Marta. Helena acorda com Greg a seu lado. Carmem liga incessantemente para o flat de Greg. Constância diz a Sandra que ela precisa arrumar um emprego e as duas acabam brigando. Tide sugere que Sandra trabalhe na casa de cultura, quando ela ficar pronta. Helena descobre que Luciana dormiu em sua casa. Greg mente para Carmem que passou a noite no hospital. Jorge e Tide visitam as obras. Nanda reclama com o médico de dor de cabeça. Marta mexe na caixa de recordações de Amsterdã de Nanda e encontra a carta de despedida de Léo.

Capítulo 21, quarta 15 de dezembro

Marta mexe em uma bolsinha com os dólares e um papel com o telefone de Olívia. Nanda fala para Olívia que vai dizer para os filhos que o pai morreu. Tide se emociona ao ver que o sonho de Lalinha está prestes a ser realizado. Helena comenta com Selma que precisa ter uma conversa com Salvador sobre Luciana. Irmã Natércia, Irmã Fátima e Irmã Zenaide dão um presente pelos 25 anos de formatura de Helena. Helena se emociona com a imagem de Santa Clara, que coloca ao lado do retrato da filha. Irmã Má reclama da pequena reunião. Alex recrimina Marta por ter mexido nas coisas de Nanda.

Marta está indignada com mais uma mentira e reclama o sacrifício que fez para mandar a filha para o exterior. Renato pede uma carona para Isabel. Carmem e Greg se encontram. Anna e Giselle comem pipoca e veem filme juntas na televisão. Isabel deixa Renato no meio da rua. Maria diz a Bira que ele deve aceitar que Carmem não gosta mais dele. Marta cobra por Nanda ter mentido e a acusa de ter tentado dar o golpe da barriga em Léo. Nanda sai correndo de casa, fica no ponto de ônibus, que é invadido por um carro. Nanda cai no chão com o impacto.

Capítulo 22, quinta 16 de dezembro

Nanda fica caída no chão, segurando a bolsa com o dinheiro e o telefone de Olívia. Um casal decide levar Nanda para o hospital. Sandra cobiça uma joia de Lalinha, mas recebe bronca de Constância. Tide dá a Olívia o missal de Lalinha, onde ela guardava o soneto que disse pouco antes de morrer. Nanda acorda e reclama de dor. O casal que a socorreu se preocupa mais quando ela diz estar grávida de gêmeos. Tide se lembra de Lalinha dizendo que cada filha herdaria algumas de suas joias. Ivan comenta com Gustavo que a partilha das joias devia ser feita por um joalheiro. Helena decide fazer uma cesariana em Nanda. Alex coloca as lembranças de Nanda na caixa.

Nascem as crianças de Nanda e a menina apresenta problemas. O auxiliar de enfermagem tira uma foto a pedido de Nanda. Lívia pede que Isabel a fotografe grávida. Tide chama as mulheres da família em seu quarto. Constância tenta barrar Sandra, mas Olívia a chama. Tide pede que eles peguem as joias que desejarem. Giselle se enraivece quando Anna diz que ela voltará ao balé. Sandra se decepciona quando fica só com um cordão. Alex vê os vestígios do acidente. Marta lê mais uma vez o bilhete de despedida de Léo e rasga a foto dos dois juntos. Nanda passa mal e pede que Helena não esqueça o nome das crianças: Francisco e Clara. Helena se prepara para operar Nanda.

Capítulo 23, sexta 17 de dezembro

Ainda sob o impacto da revelação dos nomes dos filhos de Nanda, Helena se recorda do parto da própria filha, também chamada Clara. Ela inicia a cirurgia. Alex acha imperdoável que Marta tenha rasgado a foto e pede a separação. Marta reage com ironia e despeito perguntando como ele vai sustentar a todos. Alex joga um copo d´água no rosto de Marta. Selma estranha que Greg apareça em sua casa. Tide coloca um colar de Lalinha em Constância, que se emociona. Gustavo insiste que devia ter havido um inventário das joias e Tide insiste que foram distribuídas lembranças de Lalinha, que não têm preço. Na sala de cirurgia, vinte minutos se passaram do início da operação. Irmã Má se preocupa em saber quem vai pagar a conta de Nanda. Greg diz a Selma que continua amando Helena.

Selma se irrita com Greg. Nanda tem uma hemorragia intensa, a equipe médica se agira. Olívia desliga o celular ao entrar no cinema. Helena tenta salvar Nanda… Mas apesar de todos os esforços, Nanda não resiste. Helena chora e beija o rosto de Nanda. Gustavo reclama das joias que Márcia escolheu. Camila enfrenta Elisa e Ivan, porque quer sair. Irmã Natércia se compadece de Nanda. Constância aconselha Domingos a cuidar bem de Fred para que ele não se desvie do bom caminho. Jorge diz ao pai que não está pensando em casamento. Irmã Fátima mostra para Helena o anel e a bolsinha de Nanda, com o telefone de Olívia. Helena liga para a casa de Olívia. Jorge atende e diz que a irmã está no cinema. Ela tenta o celular, mas está desligado. Irmã Maria acha melhor avisar a polícia para que levem o corpo para o necrotério.

Capítulo 24, Sábado 18 de dezembro

Greg se despede, brinca com Isabel e pede para Lucas colocá-lo num táxi. Renato fala com a mulher sobre a possibilidade de dar um curso numa universidade na Inglaterra. Lívia não gosta da ideia de ficar longe da mãe. Helena olha enternecida para os bebês de Nanda. Depois, avisa a enfermeira sobre o nome dos filhos dela: Francisco e Clara. Finalmente Olívia é localizada. Helena pede que ela vá ao hospital. Olívia troca olhares com Helena e entende que Nanda morreu. Depois se abraça a Sílvio. Helena conta para Olívia do acidente de Nanda e de todas as complicações pós-parto. Olívia conta do drama que Nanda enfrentou na gravidez e se compromete a avisar a família. Sabrina acorda tensa com um pesadelo, pensa em ligar para o Brasil, mas é dissuadida por Vinícius.
Diana comenta com Leandro sobre a situação de Nanda. Sérgio acorda a mãe, preocupado com Nanda. Ela manda que ele converse com Alex, pois já se aborreceu muito. Olívia e Sílvio sorriem ao verem as crianças. Alex acorda assustado. Sílvio se responsabiliza pelas despesas.

Olívia, Silvio e Helena chegam até onde está o corpo de Nanda. Olívia fraqueja ao se despedir da amiga e chora, abraçada a Sílvio. Diana e Leandro se prontificam a ajudar Olívia a dar a notícia à família de Nanda. Alex encontra com eles no corredor e percebe que algo de estranho aconteceu com a filha. Descontrolado, ele quer ir imediatamente para o hospital… Mas é aconselhado a não fazê-lo. Marta ameaça iniciar uma discussão com o marido. Diana avisa que a coisa é séria. Os pais querem saber se a situação de Nanda é grave.

Resumo dos dias 20 a 25 de dezembro

Capítulo 25, Segunda 20 de dezembro

Alex se desespera ao saber da morte da filha e não quer acreditar. Depois avança sobre Marta e passa mal. Sempre fria, Marta rebate as acusações do marido e deixa que ele passe mal. Silvio faz massagem cardíaca em Alex. Diana ampara Olívia. Uma ambulância vara a noite levando Alex para um hospital. Silvio permanece com Marta e se assusta com a frieza dela. Sérgio culpa Marta pela morte de Nanda. Ela manda que ele saia de casa, como o pai. Diana avisa que Alex corre risco de vida, mas Marta prefere descansar antes de cuidar de tudo. Desolada, sentindo-se fracassada, Helena é confortada por irmã Natércia. Marta vai ao consultório de Helena. Helena se recorda dela da batida na avenida da praia e da discussão, mas não toca no assunto. Marta fica com os dólares que estavam na bolsa, mas despreza o anel de Nanda. Helena comenta com Selma que reconheceu Marta, ficou impressionada com a frieza dela.

Sérgio chora diante do corpo da irmã. Marta não derrama uma lágrima, mas parece sentida. Mentalmente, ela conversa com a filha, e concorda que em algum momento falhou com ela. Verônica avisa que Alex terá de implantar três pontes de safena, mas que Eliseu já se responsabilizou pelas despesas. Kelly se impressiona ao ver a prima morta. Helena mostra os bebês de Nanda para Marta. Sílvio confirma que vai ao encontro do pai e não poderá ir ao enterro de Nanda. Olívia diz que vai comparecer apenas ao sepultamento. Marta aparece para ver Alex no hospital. Anna conta que está cada vez mais próxima de Elisa e que um dia vai trabalhar com ela, para horror de Giselle. Tide passeia com o neto mais novo, Tidinho. Marina levanta-se da mesa quando Carmem convida Greg para tomar café da manhã. Olívia chega ao cemitério para o enterro de Nanda.

Capítulo 26, terça 21 de dezembro

Na UTI, Alex sente a presença da filha. Constância avisa Carmem que Marina saiu com Bira. Carmem estranha que Bira e Marina estejam tão amigos subitamente. Tide leva o neto para passear na capela de santa Rita. Olívia cumprimenta Marta no velório. Muita emoção na hora de fechar o caixão. Helena e Irmã Natércia acompanham o enterro de Nanda. Sabrina sente um arrepio e se preocupa novamente com Nanda. Helena dá o anel de Nanda para Olívia, explicando que Marta não quis ficar com ele. Olívia o coloca no dedo e se lembra do que Nanda dissera em Amsterdã, o quanto amava Leo. Marta comenta com Diana que o cunhado arcou com as despesas do enterro e da internação de Alex.

Marta dobra as roupas da filha e lembra-se de quando ele quis viajar. Sérgio, com raiva da mãe, avisa que vai viajar com Verônica e Kelly. Isabel fotografa Lívia. Lucas foge do assunto quando Selma insiste em conhecer sua filha. Marta avisa a Sabrina que Nanda está morta e desliga o telefone. Sabrina fica chocada com a notícia, mas quer se certificar. Renato aparece para buscar Lívia e elogia o bom gosto das fotos de Isabel, embora diga que elas são vazias. Quando eles se vão, Isabel fica com o coração em disparada. Helena recebe as fotos do parto de Nanda. Sabrina confirma a morte de Nanda.

Capítulo 27, quarta 22 de dezembro

Marta diz a Sérgio que correu tudo bem na cirurgia de Alex e avisa o filho de que a vida tem de continuar. Carmem fala para Greg que o seu divórcio ainda demora a sair. Greg respira aliviado. Giselle e Miroel jogam futebol na praia. Marta está à beira mar e tem um olhar perdido no infinito. Giselle acaba se machucando. Anna, Lívia e Belita conversam depois da aula de ioga. Renato dá uma passada no estúdio de Isabel. Isabel lhe oferece um café.
Anna tem um ataque ao ver o machucado no joelho de Giselle.

Giselle diz que prefere jogar futebol a fazer balé, para irritação da mãe. Depois da confusão, Miroel pede que Anna se acalme e eles se beijam. Marta vai ao hospital a pedido de Helena. A médica conta para Marta que a neta tem síndrome de Down. Helena explica que a síndrome de Down é um acidente genético. Marta deixa claro que não aceita a neta e que não tem condições de criá-la. Helena tenta convencê-la e lhe dá a foto de Nanda com os gêmeos, exultante de felicidade. Marta pega a foto e olha, com tristeza.

Capítulo 28, quinta 23 de dezembro

Irmã Natércia diz a Marta que a neta não é doente, apenas um pouco diferente. Marta diz não ter condições de criá-la. Renato diz que se casou contra a própria vontade e, ao se despedir, quase dá um beijo em Isabel, mas ela vira o rosto. Marta se recorda da filha e do marido fazendo planos para quando os bebês nascessem. Selma aconselha Isabel a não se envolver com homem casado.n Isabel agradece pelos conselhos. Renato liga para Isabel com a desculpa que pode ter deixado a agenda na casa dela. Helena comenta com irmã Fátima que Marta não quer a neta com Down. Marina se preocupa com o pai e comenta com Olívia, que promete conversar com Carmem. Helena se lembra de sua filha Clara no berçário, inclusive dos sonhos que tinha na infância com esse nome.

Olívia tenta falar com Carmem sobre Bira, mas recusa seus conselhos e ainda critica a felicidade exagerada da irmã com Sílvio. Tide diz a Marina que comemorarão o aniversário dela com um jantar para toda a família. Gustavo reclama por ter que ir todos os dias à casa de Tide. Jorge confirma que a inauguração do centro cultural será no dia do aniversário de Tide, dali a um ano e meio. Olívia reclama com Sílvio da agressividade de Carmem. Helena alerta Salvador para ele ter responsabilidade com a relação com Luciana. Sergio descobre que a sobrinha tem síndrome de Down. Marta diz a Helena que levará o menino, mas entregará a menina para o Juizado de Menores para adoção.

Capítulo 29, sexta 24 de dezembro

Helena tenta convencer Marta a aceitar a neta, mas ela permanece irredutível. Marta comenta que a doença da neta só pode ser castigo. Helena chora olhando o retrato de Nanda. Jorge e Márcia inspecionam a obra. Tide estranha ao ver Marina e Bira conversando no carro. Constância explica que ele jamais entra na casa. Tide convida Bira para o jantar de Marina. Sandra faz charme para Miroel para enciumar Jorge, que nem se abala. Marta confirma para Irmã Natércia sua intenção de dar a neta para adoção. Ferreira explica os procedimentos legais. Márcia aconselha Sandra a esquecer Jorge. Miroel dá carona para as duas. Anna vê Miroel e Sandra conversando e trocando dois beijinhos de despedida. Bira diz a Ivan que não quer mais assinar nada com relação à separação.

Helena olha os brinquedos e as roupas da filha. Miroel diz a Anna que ela não tem motivos para sentir ciúmes. Ela reconhece que se preocupa demais com a filha. Tide manda enfeitar toda a casa com flores. Flávia e Raquel, assistentes sociais, conversam com Marta e perguntam se ela quer mesmo abrir mão da neta. Marta confirma para as assistentes sociais que não tem condições financeiras de criar a neta deficiente. Todos elogiam a beleza da casa enfeitada e Tide promete que será uma grande festa para Marina. Giselle avisa Anna que a diretora do colégio quer conversar com ela. O advogado do hospital e as assistentes interrogam Helena sobre os últimos desejos de Nanda. A médica afirma que Francisco poderá ter alta logo, mas Clara ainda deverá permanecer no hospital. Marta confirma diante de todos sua decisão de entregar a neta.

Capítulo 30,  Sabado 25 de dezembro

Helena chora, pensando no futuro dos bebês de Nanda. Marta vai comprar um berço para o neto e pede ao vendedor um bem barato. Márcia diz a Tide que quer retomar o projeto de uma empresa de decoração. Gustavo reclama com Ivan que Olívia é a filha preferida de Tide, e que o filho dela pode ameaçar o reinado de Tidinho. Márcia leva as roupas de Tidinho para o bebê de Olívia. Olívia, Carmem e Márcia morrem de rir quando Sandra diz que vai casar e ter filhos com Jorge, deixando-a magoada. Os pais de Sílvio acham que ele está sendo influenciado por Olívia, e reclamam por ela ser muito liberal. Nanda aparece para Alex e pede que ele tome conta dos filhos dela.

Alex pergunta para Marta sobre as crianças e ela mente, dizendo que a menina nasceu pequena e não está bem. Miroel reclama com Jorge e Leandro, dizendo que sua mulher tem obsessão por dieta. Marta pede dinheiro emprestado a Verônica. Giselle fica com medo ao ver Anna chegando em sua escola. Gustavo diz a Jorge que não confia em Greg. A diretora da escola diz a Anna que o rendimento de Giselle baixou muito. Selma aconselha Isabel a arrumar um namorado. Helena fica observando Clara, na UTI neo-natal. Helena avisa à irmã Má e irmã Natércia que quer adotar a menina como sua filha. Marina chega em casa e é recebida com uma festa-surpresa.

Resumo dos dias 27 a 01 de janeiro 2022

Capítulo 31, Segunda 27 de dezembro

Irmã Má acha que Helena está sendo emocional e teme que sua decisão prejudique o trabalho. Marta se lembra de Nanda criança. Carmem murcha quando Marina prefere usar um vestido que Bira deu e não o seu presente. Isabel sai com Gilberto. Helena conta para Salvador que vai adotar uma criança. Bira promete a Marina que só vai tomar uma taça de champanhe. Renato se encontra com Isabel e Gilberto. Gilberto percebe que ele mexe com Isabel. Gustavo fica enciumado quando Márcia dança com Fred e outros jovens. Marina reclama com a mãe por ter convidado Greg e ele vai embora. Bira faz discurso falando de seu amor por Marina e Carmem e acaba despencando em cima do bolo. Helena lê cartão de Diogo. Constância pede que Jorge não alimente as esperanças de Sandra, que ouve atrás da porta.

Capítulo 32, terça 28 de dezembro

Sandra, que ouve atrás da porta a conversa de Constância e Jorge e depois chora. Os bebês são registrados. Marta chega em casa com Francisco e avisa a enfermeira que vai buscar Alex no hospital. Marta mente para Alex dizendo que Clara não resistiu. Alex chora, comovido. De volta à sua casa, Alex se emociona ao ver Francisco. Sérgio teme que o pai se emocione quando ele vê a foto de Nanda. Verônica se responsabiliza em pagar a enfermeira. Márcia convida Jorge e Constância para serem padrinhos de Tidinho. Sandra murcha com a notícia e depois ironiza a mãe.

Helena se emociona ao saber que ganhou a guarda provisória de Clara e que já pode levá-la para casa. Selma diz a Helena que é preciso coragem para fazer o que ela fez. Helena acomoda Clara no berço que foi da filha. Helena relembra com Selma sua relação com Diogo, seu casamento com outro homem, o nascimento e a morte da filha. Marta se incomoda com o berreiro de Francisco. O dermatologista Camilo Bueno é candidato a trabalhar no hospital. Irmã Maria o entrevista, gosta dele e resolve contratá-lo. Márcia e Miroel tomam um café juntos. Giselle chama a atenção da mãe. Assustada, Anna quase bate com o carro.

Capítulo 33, quarta 29 de dezembro

Giselle vê o pai e sai correndo do carro para encontrá-lo. Eles conversam e Márcia pede um beijo a Giselle. Anna fica sem ação ao ver Giselle beijando Márcia. Depois reclama com o marido, fazendo uma cena de ciúmes no meio da rua. Márcia percebe o constrangimento de Miroel quando ele volta. Selma comemora com o novo dermatologista, que coloca em sua mesa fotos dos pais e da irmã Simone. Olívia fica aborrecida por terem lhe ocultado a morte de Clara Diana conta para Olívia que a filha de Nanda morreu. Giselle irrita a mãe ao perguntar se ela está com ciúmes.

Olívia reclama com Sílvio por ter ocultado a morte do bebê. Sandra se irrita quando Olívia brinca que Jorge devia namorar Isabel. Tide interfere quando Carmem e Marina trocam ofensas. Isabel comenta com Selma o encontro com Renato e como ele mexe com ela. Tide lamenta que haja tantas brigas na sua casa depois da morte de Lalinha. Sílvio confessa para Olívia que está indeciso quanto a largar a Aeronáutica. Olívia visita Marta e leva um presente para Francisco. Marta faz perguntas sobre Léo. Olívia pede para conhecer Francisco.

Capítulo 34, quinta 30 de dezembro

Olívia vai à casa de Marta para visitar Francisco. Marta faz perguntas sobre Léo e descobre que ele é rico. Olívia se emociona e pede uma cópia da foto de Nanda com os bebês. Olívia se coloca às ordens para qualquer coisa que Marta deseje. Marta olha com ternura para o presente que Olívia deu. Leandro encontra a irmã. Selma liga para avisar Helena de não se esquecer do horário do trabalho, pois a irmã Má está de olho nela. Olívia pede para conversar com Alex e Leandro oferece o seu apartamento. Alex conta que tem visto Nanda em sonhos e ela sempre pede para que ele não deixem que os gêmeos se separem. Eles combinam de voltar a se encontrar. Renato aparece no estúdio de Isabel para pegar as fotos de Lívia. Isabel sente um certo desconforto ao mostrar as fotos de Lívia a Renato.

Greg diz a Carmem que Marina o odeia. Giselle avisa Miroel que Anna está aborrecida e até falou em separação com uma amiga. Renato pressiona Isabel para que ela confirme que está acontecendo algo entre eles. Helena conversa com o pediatra sobre os cuidados com Clara. Alex comenta que procurou uma creche para Francisco. Helena fala com Lídia ao telefone sobre os cuidados com a bebê. Quando se vira, dá de cara com Marta. Helena fica atemorizada de Marta ter descoberto que ela adotou Clara e se confunde toda. Anna faz uma cena de ciúmes e Miroel diz que ela está sendo vulgar. Giselle conversa com a amiga Joyce sobre a briga dos pais. Renato segura Isabel e lhe dá um beijo.

Capítulo 35, sexta 31 de dezembro

Isabel manda Renato ir embora, mas ele se recusa. Ela ameaça jogar a câmera dele pela janela e ele resolve obedecer. Marta diz a Helena que foi entregar à irmã Maria o registro civil de Clara. Helena pergunta como Alex reagiu ao saber da adoção da criança e Marta responde que mentiu, dizendo que a menina morreu. Jorge quer fazer companhia para o pai, mas Tide não quer que ele deixe de sair com os amigos. Marina diz ao avô que precisa conversar com ele. Carmem e Greg encontram Márcia e Elisa e seus respectivos maridos, em um restaurante.

Miroel e Anna discutem. Giselle ouve tudo. Ele tenta sair de casa, mas a mulher não deixa. Miroel afirma que já traiu Anna uma vez, mas se recusa a dizer com quem foi. Marina diz a Tide que quer ir morar com o pai. No restaurante, Gustavo faz comentários machistas, irritando Márcia e Elisa. Tide diz a Marina que ela terá que se adaptar a uma vida mais simples, para morar com Bira. Olívia chora ao ler o soneto de Lalinha. Selma diz a Helena que ela deveria contar para Alex que Clara está viva, mas a médica teme que ele queira a neta de volta.

Capítulo 36, sábado 01 de janeiro

Helena teme que Clara seja tratada como uma retardada caso volte para casa de Marta. Ela diz a Selma que acha melhor que pensem que Clara morreu. Alex acaricia a cabeça do neto e conversa com ele. Marta confessa que não chora com facilidade, apenas quando vê filmes tristes. Gustavo reclama que Márcia não gosta mais de seus carinhos. Márcia reage quando ele lhe dá revistas de artesanato, já que ela insiste em trabalhar. Diana dá retoques no retrato de Ulisses. Tônia, prima de Helena, manda cartão contando que está expondo em Nova York. Salvador lê o conteúdo do cartão. Helena instrui Salvador e Lídia para somente comentar que Clara foi um bebê abandonado no hospital que está sob a sua guarda. Giselle faz perguntas ao pai sobre a discussão que ele teve com Anna.

Miroel convida Anna e Giselle para um fim de semana em um hotel. Sílvio tenta ensinar Olívia a fazer um bolo. Mas ela não quer ser ajuda, prefere fazer tudo sozinha. Tidinho é batizado na capela de Santa Rita. Alex se prepara para passar com o neto no carrinho que comprou para ele. Constância segura Tidinho no batizado. Helena se encontra com Alex e Marta no supermercado. Marta se afasta com Helena e lhe lembra que Alex não sabe que a neta sobreviveu. Ao voltar, apresenta Helena a Alex, que se emociona ao saber que foi ela quem fez o parto de Nanda. Marta sacode Alex quando ele comenta que, de vez em quando, vê Nanda. Helena olha Francisco com carinho.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

SINOPSE:

Foto (Reprodução)

A história começa quando Nanda (Fernanda Vasconcellos), uma jovem de 18 anos, engravida de gêmeos do namorado Léo (Thiago Rodrigues), em Amsterdã, na Holanda, onde moram para estudar. Desesperado, ele sugere que ela faça aborto, mas, quando ela se recusa, Léo a deixa sozinha. Nanda volta para o Brasil, e sua gravidez é rejeitada pela mãe, Marta (Lilia Cabral), apenas tendo o apoio do pai, Alex (Marcos Caruso).

Prestes a dar à luz, Nanda sofre um acidente na rua, e é levada às pressas para o hospital, onde o parto é feito pela médica Helena (Regina Duarte). Nanda morre, mas, antes disso, pede que as crianças se chamem Clara e Francisco. Quando a menina é detectada com síndrome de Down, a preconceituosa avó a rejeita, cuidando apenas do neto e contando para o marido que a outra criança não sobreviveu. Helena decide adotar Clara, que logo torna-se a sua razão de viver, pois já perdeu muita coisa na vida. Greg (José Mayer), seu ex-marido, e Diogo (Marcos Paulo), um infectologista, brigarão pelo amor de Helena, que terá como principal dilema revelar ou não para o pai, Léo, e o avô, Alex, se a menina está viva e bem.

Siga o Atitude E Visão nas redes sociais:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Relacionados

Útimas Noticias

Resumo Páginas da Vida: próximos capítulos no Canal VIVA

Exibida originalmente em 2006, Páginas da Vida, de Manoel Carlos estreia no Canal VIVA. A trama protagonizada por Regina Duarte conta com 203 capítulos....
Você não pode copiar o conteúdo desta página