terça-feira , 28 maio 2024
Ínicio Notícias TV Cultura promove, em Goiânia, sessão especial de longa sobre Juscelino Kubitschek
Notícias

TV Cultura promove, em Goiânia, sessão especial de longa sobre Juscelino Kubitschek

191

Considerada uma das grandes produções da TV Cultura, a série documental inédita JK, O Reinventor do Brasil chega a Goiânia, numa exibição especial para convidados, em formato de longa, na quinta-feira, dia 18 de abril, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a partir das 18h15.

O diretor geral da série, Fábio Chateaubriand Borba, comenta que “foi em Goiás que JK realizou o primeiro comício de sua campanha presidencial, que a nova capital foi demarcada e que Juscelino ocupou o cargo de senador da República. Através da parceria entre TV Cultura e sua afiliada TV Brasil Central, exibiremos em primeira mão o longa-metragem dessa produção que muito nos orgulha”, destaca.

A produção faz parte de um grande projeto da emissora, que ainda inclui o lançamento de uma fotobriografia, em breve, sobre o presidente Juscelino Kubitschek, que governou o país entre 1956 e 1961, e foi o fundador de Brasília.

Veja também:

Festival Deu Praia 2024: Goiânia e mais cidades se preparam para uma explosão de música, gastronomia e esportes!

Novidades sobre o Evento Degustar em apoio ao Hospital de Amor, que acontece pela primeira vez em Goiânia.

Inspirada na clássica ‘La Ronde’, peça ‘O Que Vão Dizer de Nós’ mergulha no universo LGBTQIAPN+

Originalmente em quatro episódios, a série dirigida por Jarbas Agnelli, com roteiro de Fernando Rodrigues, narra a história de JK, do dia em que ele nasce, ao momento de sua morte trágica e jamais esclarecida. É um pedaço da nossa história, cujos ecos ainda reverberam pelo país. Segundo Fábio Chateaubriand, idealizador da série, a produção têm um formato que chama a atenção. “Apostamos numa linguagem pop, com narração em estilo de podcast, com o intuito de chamar a atenção dos mais jovens, que ainda não conhecem o Juscelino”, diz Chateaubriand.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, destaca que a série é uma das principais produções da Cultura nos últimos anos. “Este é um grande projeto da emissora, que também deverá ser usado como material histórico em escolas e universidades. Condiz com a missão da Cultura, de levar conhecimento ao público, com uma linguagem moderna e atrativa”.

A fotobiografia

Com cerca de 287 imagens guardadas pela família Kubitschek e outras tantas pertencentes a acervos de instituições como os arquivos públicos de São Paulo e do Distrito Federal, a Casa de Juscelino em Diamantina, e o Memorial JK, em Brasília, a fotobiografia será publicada em 2024.

Nesse primeiro momento, haverá distribuição para bibliotecas, universidades, escolas e museus. Posteriormente, o livro será comercializado.

A HISTÓRIA

Quando Juscelino Kubitschek é eleito o vigésimo primeiro presidente do Brasil, a claudicante democracia pátria está sob ataque cerrado e ele só assume graças a um levante militar que garante sua posse. Eleito pelo povo e empossado pela força dos tanques, Juscelino presidiria o país durante cinco anos luminosos. O lampejo rápido de um Brasil que poderia ter sido, mas que não foi.

Armado de sonhos enormes e um sorriso inabalável, JK construiu no interior do país a primeira cidade modernista do mundo, abriu estradas, industrializou o país e cravou uma estaca no peito do nosso histórico complexo de vira-latas. Foram os anos em que a tenista Maria Esther Bueno foi campeã em Wimbledon, a seleção brasileira ganhou a Copa do Mundo e a Garota de Ipanema tomou conta das rádios do planeta, e tudo parecia possível. Juscelino era a prova disso: menino pobre de Diamantina que se formou em medicina, se elegeu presidente da República, foi tirado para dançar pela princesa Margaret da Inglaterra e inventou uma nova ideia de Brasil. Um país moderno, cosmopolita, que se sentia à vontade no mundo.

JK deixa o poder em janeiro de 1961, aclamado pelo povo, e só não é reeleito em 1965 porque a democracia tinha acabado um ano antes.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Ângela enfrenta acusações e Leonardo busca solução em Contigo Sim

Em meio a um clima de tensão, Ângela enfrenta acusações graves da...

Sucesso mundial, companhia de balé clássico de St. Petersburg traz a Goiânia “O Lago Dos Cisnes”

Depois de passar por vários países da América Latina, a tour 2024 do...

Fiuk revela que já teve relações sexuais com homens no passado

Fiuk está abrindo o jogo sobre sua sexualidade. O astro revelou em...

Ângela escapa das garras de Aníbal em momentos de tensão em Contigo Sim 

Em uma história repleta de suspense e reviravoltas, Ângela se vê em...