Santana (Vera Holtz) acabará se perdendo completamente por conta do seu vício intenso e perigoso por bebidas alcoólicas em Mulheres Apaixonadas (Globo), e com isso a mulher acaba cavando a sua própria cova, tanto em sua vida pessoal quanto na profissional.
Dentro da reta final da trama, a personagem se encontrará sozinha em casa na hora em que começará beber de uma forma descontrolada. Ela deixará o gás ligado, que começará a vazar e colocará em perigo a sua própria vida, isso fará com que ela fique inconsciente rapidamente.
A pessoa da qual salvará Santana será Lobato (Roberto Frota), que chegará no local e sentirá o forte cheiro de gás. O professor carregará a mulher para fora do local, que ficará em pânico ao notar que poderia ter morrido ali mesmo.
E isso será o ápice para a mulher. Que depois de acabar batendo a cabeça no banheiro e passar a se culpar por tudo o que ocorreu em sua vida, resolverá tomar a complicada, porém necessária atitude de se internar por conta própria em uma clínica de reabilitação para recomeçar a vida.
No último capítulo, Santana aparece devidamente recuperada, assim se tornando uma nova mulher, sem vício nenhum e fará um discurso emocionante na formatura do Era. Além disso, a professora também terminará a história acompanhada de Lobato, com quem ela começará a namorar.