domingo , 21 abril 2024
Ínicio Filmes e Séries “Black Mirror” e cibersegurança: série da Netflix alerta para os perigos da falta de atenção ao utilizar a internet
Filmes e SériesNotícias

“Black Mirror” e cibersegurança: série da Netflix alerta para os perigos da falta de atenção ao utilizar a internet

221
Compartilhe

O que você faria se uma falta de atenção fizesse com que sua vida fosse exposta em uma série de TV? Na última quinta-feira (15), a Netflix lançou os primeiros cinco episódios da sexta temporada de “Black Mirror. O primeiro destes, chamado “Joan Is Awful” (A Joan é Péssima), retrata a história da protagonista, Joan (Annie Murphy), que, ao assinar os ‘Termos e Condições’ do serviço de streaming Streamberry sem ler atentamente, cede os direitos autorais de sua própria vida à plataforma. A partir de então, surge a série “Joan Is Awful”, retratando os acontecimentos da vida da protagonista de forma dramática e exacerbada.

No entanto, será que é possível algo semelhante acontecer na vida real? Para Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, a temática retratada em “Black Mirror” deixa um alerta importante para o público sobre a atenção que o universo virtual demanda, principalmente no que diz respeito a assinatura de documentos e/ou compartilhamento de dados, e as possíveis consequências dessa falta de atenção. “A série soube dar destaque a questão do ‘Termo de Compromisso’, que, de fato, é assinada por grande parte dos usuários sem a devida atenção, porém, é importante ter em mente que as atitudes individuais em prol da cibersegurança precisam ir muito além desse documento, em específico”, destaca a especialista em infraestrutura de TI.

“Apesar de difundida, já que estamos praticamente 24 horas conectados, principalmente por causa dos celulares, muita gente ainda desconhece sobre práticas que as colocam em risco na rede. Além disso, a cada dia surgem novas modalidades de crimes cibernéticos e os criminosos se aproveitam da distração dos usuários, por isso, é preciso ficar sempre vigilante”, complementa.

Cibersegurança na prática: prevenção e atenção são as palavras de ordem na hora de usufruir dos benefícios do universo virtual

Sylvia lembra que ações simples podem evitar estragos enormes como golpes financeiros e roubos de senhas com exposição da privacidade. Ela lista algumas dicas para acessar a internet de maneira mais segura, seja no computador, celular, tablet ou qualquer outro dispositivo:

● Software: uma das primeiras recomendações em relação a segurança é ter sempre um antivírus instalado em seu aparelho. Mantenha sempre seu dispositivo atualizado, instalando as versões mais novas dos softwares. Essa medida garantirá melhor proteção contra novos vírus e programas maliciosos. Não baixe programas e músicas ou filmes piratas. Além de ser uma ação ilegal, o usuário corre um risco muito grande, já que os arquivos podem estar contaminados com vírus.

● Sites: observe se a página que você está utilizando possui as letras “https” e um cadeado na parte esquerda antes do link, que são indicativos de autenticidade. Caso você tenha filhos menores de idade, ative o controle parental do Google. É possível configurar essa ferramenta através do chamado “Safe Search”. Ele bloqueia sites maliciosos e de conteúdo adulto nas pesquisas. Além disso, também é possível bloquear palavras específicas como “nudez” ou “morte”, por exemplo;

● Compras: evite utilizar Wi-Fi público para realizar compras ou transações bancárias.  Caso essa situação possa se apresentar, tenha previamente um aplicativo de VPN instalado no celular ou computador. O VPN é uma rede virtual privada que praticamente impossibilita o acesso a seus dados na internet. Antes de fazer compras virtuais, cheque se a empresa possui CNPJ válido, endereço, telefone para contato e razão social. De acordo com a Legislação, um empreendimento online no Brasil precisa mostrar essas informações aos clientes. Opte, se possível, por pagamentos com cartões de crédito pré-pagos ou virtuais.

● Redes sociais: o conteúdo postado nas redes sociais dá muitas pistas para intrusos, por essa razão é recomendado não publicar endereços residenciais, telefones, data de nascimento, placa do carro, fotos da frente da casa, passagens aéreas, documentos em geral, ou mesmo marcar os lugares públicos que frequenta. Há muitas informações importantes que podem ser cruzadas por algoritmos e facilitar a ação de pessoas mal-intencionadas. Gerencie as configurações de privacidade das redes sociais e buscadores que você utiliza. Através das configurações é possível filtrar o acesso e utilização dos dados pelas empresas.

LEIA TAMBÉM:

Por fim, a CEO e Co-fundadora da itl.tech acredita que, seguindo estas dicas, é possível aproveitar todas as facilidades e benefícios do universo virtual com sua segurança preservada e, claro, evitando surpresas desagradáveis como a da personagem de “Black Mirror”. “O grande segredo é saber usufruir da internet de maneira saudável, consumindo o máximo possível de informação sobre cibersegurança e mantendo-se atento a toda e qualquer solicitação de documentação/dados pessoais. Feito isto, basta aproveitar as infinitas possibilidades do universo virtual”, finaliza a especialista.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Rachid e José Inocêncio ficam chocados ao revelar o conteúdo da carta de Marianinha em Renascer

Após uma série de indecisões, Rachid (Almir Sater) finalmente se decide a...

Artur sofrerá decepção ao descobrir compromisso de Quinota em No Rancho Fundo

Nos próximos capítulos de “No Rancho Fundo“, Artur (Túlio Starling) enfrentará desilusão...

Electra enfrenta reviravolta: Vídeo incriminador abala estratégia de Hans e Jéssica

Nos próximos desdobramentos de “Família é Tudo”, Electra (Juliana Paiva) retorna à...

Quinota revela noivado e deixa Artur desolado em “No Rancho Fundo”

A paixão arrebatadora que Artur (Túlio Starling) sente por Quinota (Larissa Bocchino)...