sexta-feira , 17 maio 2024
Ínicio LGBTQIA+ Cerimônia inédita no Palácio do Planalto celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ nesta terça-feira (27)
LGBTQIA+Notícias

Cerimônia inédita no Palácio do Planalto celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ nesta terça-feira (27)

168

Iniciativas de promoção e defesa dos direitos da população LGBTQIA+ serão lançadas na Cerimônia Alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que ocorre nesta terça-feira (27), no Palácio do Planalto. É a primeira vez na história que a sede do governo federal recebe uma cerimônia própria dedicada à data. A iniciativa é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em parceria com diversos ministérios e órgãos do governo federal.

No primeiro momento, o Palácio do Planalto receberá, às 16h, a 2ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (CNLGBTQIA+), ocasião em que serão lançadas iniciativas interministeriais e haverá a divulgação das primeiras ações da Agenda Nacional de Enfrentamento à Lesbofobia e ao Lesbo-ódio. Estarão presentes a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC, Symmy Larrat; a presidenta do CNLGBTQIA+, Janaína Oliveira; o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; o presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim; a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmen Foro; os demais membros do Conselho e autoridades de outros ministérios, ligadas ao anúncio de cada uma das entregas.

Dando continuidade à programação, a partir das 17h, o evento contará com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Os representantes do governo federal irão assinar com empresas de aplicativos de transporte o Pacto com os “10 Compromissos para Proteção de Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também faz parte e assinará o ato. Por meio do compromisso, as empresas se comprometem a realizar reuniões periódicas e, em 90 dias, criar um Plano de Ação com detalhes de medidas a serem adotadas, dentre elas a integridade do ambiente digital contra conteúdos LGBTfóbicos e de incitação à violência e discursos de ódio

Durante a cerimônia, serão anunciados ainda, pelo Ministério das Mulheres, uma cartilha com informações de enfrentamento à violência contra as mulheres LBTs, e a formação da equipe de atendimento do Ligue 180 para atender as demandas do público LBT que acessa o serviço. O Edital para organizações da sociedade civil sobre pessoas LGBTQIA+; o Chamamento de Boas Práticas em empregabilidade de pessoas LGBTQIA+; o lançamento do Selo Institucional “Orgulho LGBTQIA+”, pelos Correios; e o Edital de Inclusão Sociodigital, pelo Serpro, também fazem parte das entregas. Participam ainda do evento representantes do Ministério das Mulheres, Ministério da Cultura e Conselho Nacional de Justiça.
Após o evento, de forma inédita e simbólica, o Palácio do Planalto será iluminado com as cores da bandeira LGBTQIA+.

Com outras agendas previstas em Brasília, o CNLGBTQIA+ segue com programações até a próxima quinta-feira (29). O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado no dia 28 de junho.

Agora 3T – Tecnologia para pessoas Trans e Travestis

O Serpro, empresa pública de tecnologia do Governo Federal, lança o seu primeiro edital de investimento social, destinado às comunidades trans e travesti com o objetivo de incluir públicos minorizados no âmbito da tecnologia e viabilizar melhores oportunidades em diversos campos sociais. “Agora” é o nome do Programa de Investimento Social do Serpro e remete ao conceito de fazer o futuro agora. Fazer agora para que o futuro seja tudo aquilo que a gente imagina de melhor – uma sociedade mais igualitária, com mais equidade, mais respeito, menos medo e mais alegria de viver. O edital busca selecionar projetos de inclusão sociodigital que, por meio de iniciativa no âmbito educacional, ou desenvolvimento de tecnologia digital, promovam impacto social positivo na vida de pessoas trans e travestis.

Selo Postal “Orgulho LGBTQIA+”

O selo lançado pelos Correios foi uma sugestão da deputada federal Erika Hilton e trará, nas cores do orgulho LGBTQIA+, uma releitura da bandeira que celebra seu movimento contínuo ao longo do tempo. No entrelaçar da paleta que representa a diversidade, a arte traz os ciclos na luta por direitos e a conexão entre as identidades que formam a comunidade.

10 Compromissos para Proteção de Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Aplicativos de Mobilidade

Representantes das empresas Uber, 99 e Buser participarão do evento e irão assinar o documento. Os dez compromissos incluem tamném a realização de campanhas de sensibilização e educação midiática, a criação de campos que permitam nomear manifestações de discriminação, protocolos de suporte aos vitimados pela LGBTfobia e a observação ao art. 15 da Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) em relação ao registro de acesso ao aplicativo, em colaboração com as autoridades, para facilitar a investigação casos de LGBTfobia, entre outros.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

A máscara de Arthur cai: Teresa descobre a verdadeira face de seu amor

Nos próximos capítulos da novela “Teresa“, a protagonista enfrentará desafios devastadores. Inicialmente,...

Casamento de Álvaro e Samanta: Ângela presencia a união com Geraldo em Contigo Sim 

Em um momento emocionante e inesperado, Álvaro se casa com Samanta em...

Leonardo descobre que Sandro foi assassinado e promete colocar o assassino na prisão em Contigo Sim

Nos próximos capítulos de “Contigo Sim”, os telespectadores acompanharão momentos de grande...

Ângela consegue escapar das garras de abusador em Contigo Sim

Nos próximos capítulos de “Contigo Sim”, Ângela passará por um momento de...