quarta-feira , 22 maio 2024
Ínicio Internet ChatGPT já supera médicos em diagnósticos e startup nacional quer tornar o processo ainda mais eficiente
InternetNotícias

ChatGPT já supera médicos em diagnósticos e startup nacional quer tornar o processo ainda mais eficiente

48

Pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center, ligado à Universidade de Harvard, realizaram um estudo comparativo entre o raciocínio clínico do ChatGPT-4 e o de médicos em diagnósticos. A pesquisa, publicada na revista JAMA Internal Medicine, analisou justificativas de diagnóstico de 20 casos, revelando que a IA pode igualar ou superar a precisão dos profissionais de saúde, conforme avaliação pelo r-IDEA, uma ferramenta de avaliação de raciocínio clínico.

A tecnologia pode ser uma valiosa aliada nos diagnósticos e na prevenção de erros médicos, embora não substitua a expertise dos médicos. Estudos adicionais são necessários para determinar a melhor integração da IA ao raciocínio clínico, mas por ora, a tecnologia pode ser empregada para assegurar que nenhuma informação relevante seja negligenciada durante o processo diagnóstico.

No Brasil, uma startup desponta como protagonista dessa revolução: a Sofya, funciona como um ChatGPT voltado para a medicina. A inteligência artificial de raciocínio clínico plug and play, projetada para estruturar dados médicos, interpretar resultados de diagnóstico de vários testes e auxiliar em decisões clínicas complexas, tem conseguido abreviar e dar eficiência aos encargos administrativos. Com uma acurácia de 91%, a ferramenta hoje se apresenta como um antídoto contra o estresse, trazendo alívio para a rotina exaustiva dos profissionais em diversos hospitais.

Veja também:

2024 será conhecido como o ano da Inteligência Artificial em ataques cibernéticos, aponta

Afinal, o ChatGPT consegue entender nossas gírias e regionalismos?

ChatGPT: Qual o valor das informações geradas pela IA?

Igor Couto, cofundador e CEO da Sofya, destaca que a inteligência artificial está desempenhando um papel cada vez mais crucial na transformação da área da saúde. “À medida que avançamos para uma era de medicina personalizada e de precisão, a IA tende a desempenhar um papel fundamental na identificação e entrega de tratamentos mais eficazes para os pacientes em todo o mundo.”

A startup calcula que um terço do tempo dos profissionais de saúde é consumido pela papelada digital, o que contribui para o esgotamento da equipe e o crescimento do número de erros médicos, uma das maiores causas de morte nos Estados Unidos. O sistema da Sofya reduz em 60% o tempo para registrar informações do paciente, com a identificação de problemas, queixas, medicamentos que estão sendo tomados, etc. A atendente só precisa revisar os registros.

O sistema da Sofya oferece desde automatização de tarefas rotineiras, como preenchimento de documentação através da voz, até o suporte para decisões clínicas complexas, como diagnóstico de hipóteses e sugestões de exames laboratoriais adequados”, complementa Igor. Fundada em 2021, a Sofya já impactou mais de 40 mil vidas e foi a primeira startup a ser incubada pelo Alma-HSL, núcleo de inovação do Hospital Sírio-Libanês.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

“Volta Por Cima”: Globo revela título oficial da próxima novela das 19h

A Globo finalmente oficializou o nome da próxima novela das 19h: “Volta...

Ângela confronta Samanta em “Contigo Sim”: as duas saem nos tapões 

A rivalidade entre Ângela e Samanta explode em um encontro cheio de...

Briga épica! Álvaro e Leonardo se enfrentam em “Contigo Sim”

A rivalidade entre Álvaro e Leonardo explode em uma briga épica nos...

Murilo Benício desiste de vilão em “Mania de Você” e Globo corre contra o tempo para encontrar substituto

A novela “Mania de Você“, próxima trama das nove da Globo, ainda...