Compartilhe

Nesta segunda-feira, 29 de março, a novela “Gênesis” dará início a uma nova fase. Depois que as histórias do Éden, o Dilúvio, a Torre de Babel e Ur dos Caldeus foram contadas, o enredo chega à sua quinta fase. Desta vez, contará a história de Abraão.

Continua após as recomendações

Seu pai obediente, Terá (Júlio Braga), e sua mãe amorosa, Amat (Regina Sampaio), Abraão (Zécarlos Machado) não é um homem de grandes ambições. Feliz por se casar com Sara (Adriana Garambone), o grande amor de sua vida – mesmo que contra a vontade do pai – Abraão sente falta de um filho em sua vida. Este é seu único grande sonho desde que era jovem.

No entanto, com o passar do tempo, os sinais de que esse sonho não será realizado tornam-se mais evidentes. Sarah é estéril. A menos que ele escolhesse uma segunda esposa para lhe dar filhos, como era costume em sua época, senão o nome de Abraão morreria junto.

Cansado de experimentar as promessas dos deuses que prometem ser mais vazios a cada dia, Abraão decide que todos ao seu redor esperam que ele não se comprometa com o que é mais importante para satisfazer seu desejo, mesmo que a realização da sua sobrevivência dependesse desse desejo.

É essa determinação de caráter que chama a atenção de quem tudo vê e faz. Abraão queria um filho. Mas o que ele não sabe é que Deus quer dar-lhe o mundo.

ABRAÃO (Zécarlos Machado) – Filho de Terá e Amat. Vive o conflito de ter que dar continuidade à descendência de seu pai, mas é casado com uma mulher estéril. Se ter um filho já é algo impossível, o que dizer quando Deus aparece para ele e promete que ele será pai de uma grande nação?

SARA (Adriana Garambone) – Apesar de muito amada pelo marido Abraão, tem que lidar com a dor do desprezo das pessoas por ser incapaz de dar um herdeiro ao marido, numa sociedade onde o valor da mulher está na quantidade de filhos que gera.

ADÁLIA (Carla Marins) – Filha de Lamassi e Iafa e melhor amiga de Sara. Coloca todas as suas esperanças em um amor proibido e se ressente ao ver sua amiga ter o que ela tanto deseja.

ELIEZER (Ronny Kriwat) – Abandonado quando pequeno, se torna parte de uma família depois de ser encontrado por Abraão e Sara, que o consideram como filho.

LÓ (Emilio Orciollo Netto) – Filho de Harã e muito apegado ao tio Abraão. Se casa com Ayla e tudo parece correr bem até que um incidente muda completamente o rumo de sua vida e de sua família.

AYLA (Elisa Pinheiro) – Apesar de casada com Ló e viver no abastado acampamento de Abraão, se sente frustrada por não ter moradia fixa. A oportunidade de realizar seu sonho aparece, mas junto vem o alto preço a pagar.

ZIVA (Ana Paula Tabalipa) – Esposa de Simei e mãe de Alom, Gate e Azel. Leva os filhos debaixo das asas e gosta de ter tudo sob seu controle, mas o que parece um atributo, na verdade é sua maior fraqueza.

SIMEI (Alexandre Slavieiro) – Casado com Ziva, forma uma bonita família e se estabelece como ferreiro em Ur. Mas um acontecimento o obrigará a escolher entre ficar em sua terra ou partir para um lugar desconhecido.

ALOM (Antônio Gonzalez) – Filho de Simei e Ziva, é um líder nato. Sua maior qualidade é também o que tende a lhe trazer os maiores problemas.

GATE (Gustavo Machado) – Irmão de Alom e Azel. Vive a vida despreocupadamente, até que se dá conta de que pode ser tarde demais para realizar um sonho que nem ele mesmo sabia que tinha.

AZEL (João Villa) – Irmão de Gate e Alom. Forma sua família com Maresca e se torna o pastor responsável por um grande rebanho, até que uma desavença pode colocar a perder tudo o que ele conquistou.

MASSÁ (Marcos Winter) – Guerreiro que traz para o acampamento de Abraão muitos mistérios do seu passado. Se apaixona por Adália, mas para conquistar esse amor, precisa decidir entre revelar seus segredos ou ignorar seus sentimentos.

LOTAM (Ricardo Blat) – Vive tranquilamente num lugar isolado cheio de plantas e ervas com a esposa Helda e as três filhas Mila, Michal e Maresca, mas a paz familiar pode ser abalada com a chegada de novas pessoas ao seu acampamento.

HELDA (Izabella Bicallho) – Esposa de Lotam. É esquentada e cuida da família com mão de ferro. Seu sonho é encontrar maridos para suas três filhas e vê essa oportunidade com a chegada de novos habitantes no local isolado em que vive com sua família.

MILA (Amanda Grimaldi/Ana Cotrim) – Filha de Lotam e Helda e a mediadora entre os constantes conflitos entre as duas irmãs, Michal e Maresca. Vê seu mundo pacato virar de pernas para o ar quando estrangeiros mudam para a sua cidade.

MICHAL (Jéssica Juttel/ Cristina Amadeu) – Arisca e inconsequente, se recusa casar porque tem horror a rotina e ao tédio dos trabalhos domésticos. Usa de todos os artifícios para frustrar os planos de seu pai Lotam de lhe arrumar um pretendente.

MARESCA (Thais Muller/ Marcela Muniz) – Tímida e atrapalhada, se julga diferente das irmãs, principalmente da espaventada Michal. Filha caçula de Lotam aprende com ele a arte da medicina sem saber que esse pode ser o seu maior talento.

TAURO (Fernando Val) – Exímio ferreiro que traz marcas de um passado repleto de dor e perdas. A fim de reconstruir sua vida, muda de cidade, conhece Adália e se apaixona por ela. Mas é mais fácil entortar um ferro frio do que conquistar o amor da sua vida.

MANRE (Danilo Sacramento/ Eduardo Lago) – Dono de um belíssimo carvalhal. Entende tudo de negócios e como é bem-sucedido, seu amigo Lotam oferece a filha Michal em casamento. O problema é que Manre nada entende de conquista e Michal têm aversão pelo casamento.

AGAR (Hylka Maria) – Filha do governador de uma das províncias do Egito. Vê seu mundo ruir do dia para noite quando perde seu pai. Se torna amiga de Sara quando esta se hospeda no palácio do faraó, sem saber que é através dela que sua vida mudaria completamente uma vez mais.

AMENEMHAT III (André Ramiro) – Faraó do Egito, famoso por apreciar e colecionar mulheres, têm em suas duas esposas Aat e Khen seu ponto fraco. Sua realidade enche de cor ao conhecer a bela Sara e querer conquistá-la, sem saber que isso poderá lhe custar a vida.

AAT (Bianka Fernandes) – O que ela tem de beleza, tem de dissimulada e traiçoeira. Esposa do faraó, é capaz de tudo para manter seu status, inclusive tirar do caminho quem ameaçar sua posição.

KHEN (Pérola Faria) – Mulher forte e decidida até o momento da chegada de uma belíssima mulher ao palácio a mando de Amenemhat III. Além do perigo de perder a atenção do seu marido, coisas estranhas começam a acontecer por ali.

RADAMÉS (Nando Rodrigues) – Principal sacerdote do faraó, culto, sistemático, rígido nos costumes, mais extremamente político. Age conforme a maré.

BAKARI (Paulo Lessa) – General egípcio. Se apaixona por Agar, mas se vê dividido entre o dever e o amor, e como de costume, o amor acaba ficando pra depois.

QUEDORLAOMER (Gustavo Novaes) – Rei de Elão, líder nato e um guerreiro mortal. Lacônico, frio, não deixa transparecer suas emoções nem mesmo no campo de batalha. Mas ao capturar Maresca como sua escrava, desenvolverá um estranho fascínio por ela.

SITRI (Ricardo Martins) – Um comerciante influente de Sodoma. Casado com Cloé e amigo de Ló. Seu jeito excêntrico de ser causa estranheza no acampamento de Abraão, mas também aguça a curiosidade de alguns pelo proibido.

CLOÉ (Robertha Portella) – Em um relacionamento aberto com seu marido Sitri, Cloé tem todas as liberdades e regalias que Sodoma tem para oferecer. O que ela não sabe é que a decepção às vezes pode vir de quem mais se confia.

BERA (Charles Paraventi) – Como Rei de Sodoma, tem em seu povo verdadeiros aliados por governar sua cidade sob o lema de que tudo é permitido. Mas vê sua realidade mudar quando a guerra bate à sua porta e ele aprende que se colhe aquilo que se planta.

JALUZI (Beth Goulart) – Esposa do rei Bera, vive num constante mundo de fantasia, onde ela reina suprema e soberana. Inspira medo em todos à sua volta, inclusive em seu marido, que se desdobra para fazer todas as suas vontades.

PALTITH (Polliana Aleixo) – Filha de Ló e Ayla. Criada numa cidade com valores invertidos onde ninguém é de ninguém ela, ainda assim, sustenta o desejo de formar família. Mas quando a tragédia acontece, será que esse sonho vai ter a mesma importância?

TAMIRES (Débora Ozório) – Filha caçula de Ló, segue os passos da irmã Paltith. Nutre o mesmo desejo de formar uma família e até consegue um noivo. Mas se vê em uma encruzilhada quando tem que decidir seguir as ideias da irmã ou seguir sozinha.

ISMAEL (Henrique Camargo/ Iano Salomão) – Filho de Agar e doutrinado para um dia assumir tudo o que é do pai. É o responsável por grandes reboliços no acampamento de Abraão. Ao ser confrontado, promete se redimir, e dá início a uma longa vingança com os descendentes de seu pai.

ABIMELEQUE (Leonardo Franco) – Rei dos filisteus e grande apreciador de mulheres das quais seu harém já está repleto. Se orgulha de ter muitos filhos, até que se apaixona pela mulher errada e toda sua família é ameaçada.

ISAQUE (Guilherme Dellorto/ Henri Pagnoncelli) – Filho da promessa de Deus a Abraão, traz honra e alegria aos pais. Se encontra numa situação difícil por não encontrar alguém que lhe seja compatível para casar, mas o que ele nem imagina é que Deus tem uma surpresa e tanto para ele.

REBECA (Bárbara França) – Filha de Betuel, da cidade de Harã. Doce e dedicada em tudo o que faz, e é escolhida a dedo para se casar com o maior partido da época.

MELQUISEDEQUE (Paulo Figueiredo) – Rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO