quarta-feira , 29 maio 2024
Ínicio Vida e Estilo Beleza Harmonização facial: entenda a nova tendência
Beleza

Harmonização facial: entenda a nova tendência

305

 Em função da grande influência tecnológica juntamente com as mídias sociais, a busca por padrões de beleza, pela perfeição e simetria vem crescendo cada vez mais e a famosa harmonização facial não ficou de fora daqueles que adora mudar e seguir a onda.

Leia também:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2014 e 2019, o número de procedimentos de harmonização facial subiu de 72 mil para 256 mil ao ano.

Renata Faleiros de Freitas, professora de Biomedicina da Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, explica que o procedimento de harmonização facial pode ser realizado em diversas áreas, dependendo dos objetivos do paciente. “O objetivo é deixar o rosto mais harmônico, repondo o volume da face, melhorando contornos e corrigindo sulcos, rugas e cicatrizes.”

“Os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados por cirurgião plástico, dermatologistas, dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos com especialização Lato Sensu nessa área, reconhecido pelo MEC e registro no conselho pertinente”, esclarece a docente.

Para a aplicação da toxina botulínica, de modo geral, não são recomendados intervalos menores que três meses entre aplicações. A duração do efeito é aproximadamente três a quatro meses na maioria dos pacientes, mas já há relatos do efeito de até seis meses em algumas pessoas.

Riscos e cuidados antes, durante e após o procedimento

Apesar da harmonização facial ser considerada um procedimento seguro, quando não é realizado por um profissional capacitado, o procedimento pode estar associado com alguns riscos.

Freitas, professora de Biomedicina da Universidade de Franca, elencou os possíveis riscos em cada procedimento, confira:

Botox: reação alérgica a qualquer um dos componentes, infecção local pré-existente, expectativas irreais (pele preparada x músculos), febre, uso de anti-hipertensivos, doença autoimune, uso de antibiótico, intolerância à lactose (depende da indústria).

Preenchimento: infecções; edema local; formação de pequenos nódulos que podem surgir por acúmulo de substâncias ou mesmo preenchimento indevido; complicações vasculares quando injetado substâncias nos vasos, podendo causar necrose dos tecidos; cegueira; gestantes, entre outros.

Orientações no pós-operatório:

  • Não abaixar a cabeça por pelo menos 4h, em postura ereta;
  • Não manipular ou massagear a área tratada e repouso por 4h;
  • Não utilizar anti-inflamatório (exceto se tiver prescrição médica);
  • Não se expor ao sol;
  • Tentar dormir de barriga para cima;
  • Não ficar contraindo o rosto;
  • Não realizar procedimentos estéticos por 21 dias pelo menos.

Em relação ao valor da harmonização facial, a docente de biomedicina explica que possui uma variação decorrente aos procedimentos e regiões faciais a serem realizados, podendo variar de R$ 1.500,00 e R$ 10.000,00.

Benefícios do procedimento

  • Autoestima;
  • Assimetrias faciais;
  • Melhora a mordida e a mastigação;
  • Melhora da dicção;
  • Qualidade do sono;
  • Redução da dor de cabeça e bruxismo;
  • Contornos faciais equilibrados;
  • Redução das linhas de expressão;
  • Elevação das sobrancelhas;
  • Afina a face e deixá-la mais longa.

Por fim, Renata Faleiros de Freitas, professora de Biomedicina da UNIFRAN, destaca que é possível realizar a reversão nos procedimentos de harmonização facial. Porém, oferece riscos ao paciente e deverá ser realizado por um profissional capacitado e em local adequado. “Por exemplo no caso de reverter os preenchedores de ácido hialurônico, deve-se aplicar a enzima de hialuronidase para degradação das moléculas do ácido hialurônico.”

Leia também:

Compartilhar:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Rejuvenescimento facial com fios de PDO: sustentação e estímulo de colágeno

Os fios de PDO são filamentos inseridos na camada subcutânea da pele,...

Especialista traz dicas para preparação de pele seca na maquiagem

As baixas temperaturas são um desafio para a pele, uma vez que...

Quer fugir do clássico? Confira tendências para incluir na maquiagem de noiva

O mês de maio traz consigo um importante significado, por celebrar um...

De rosé a azul royal – confira os tons que são tendência para as unhas durante o mês das noivas

Quando se pensa no mês das noivas, visuais clássicos e discretos são...