Resumo novela O Salvador da Pátria: capítulos de 28/07 a 21/08/2021

Publicidade

“O Salvador da Pátria”, escrita por Lauro César Muniz e produzida em 1989 em 189 capítulos, é uma das novela de maior audiência da TV Globo. Será reprisada pelo Canal VIVA. A obra é estrelada por Lima Duarte e Maitê Proença

CANAL VIVA – exibida às 14h15 e à 0h30, estando disponível a todo momento para usuários do Viva Play e assinantes dos Canais Globo.

Estreia: 12 de abril de 2021

RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPITULOS:

SEGUNDA-FEIRA, capítulo 91, dia 26 de julho, a partir das 14h15 e a partir da 00h30:

Ricardo pede para reatar o casamento com Clotilde. Lauro conta a Sassá que Clotilde e Ricardo se separaram por causa de uma tragédia. Marco Antônio se explica para Marina e garante que quer se casar com Alice. Clotilde pede um favor a Lauro. Marina revela a Angela que sabe a verdadeira identidade de João. Clotilde pede para conversar sozinha com Sassá e o surpreende. Zezé e Régis se beijam. Rafaela se ofende com o pensamento antiquado de Gilda. Marina e Angela têm uma conversa franca sobre seus sentimentos por João. Clotilde desabafa com Lauro. Régis fica entre Rafaela e Zezé. Valéria surpreende Clotilde. Zezé ofende Rafaela. Gilda diz a Severo que quer passar seus bens para ele. Hermínio arma um encontro entre Décio e Régis. Quinzote tenta consolar Sassá. Clotilde surpreende os dois, e Quinzote propõe uma solução.

TERÇA-FEIRA, capítulo 92, dia 27 de julho, a partir das 14h15 e a partir da 00h30:

Sassá toma uma decisão. Gilda faz uma proposta a Severo. Régis se irrita com a real intenção de Décio. Sílvia tenta aconselhar Rafaela a ficar com Régis. Na rádio, Sassá faz um pronunciamento e revela à população de Tangará que está sendo ameaçado por uma mulher loira. Severo conta a Gilda que viu a mulher duas vezes no bar do clube. Valéria se diverte com a denúncia de Sassá. Plínio promete a Miro que vai garantir a posse do novo prefeito. Marina questiona João sobre a mulher misteriosa e mostra seu apoio. Marco Antônio insiste para que Alice viaje com ele, e Paulo aconselha a menina. Eduardo garante a Camila que é seu pai. Sérgio pede dinheiro emprestado a Eduardo, e Camila se ofende. Ricardo tenta convencer Clotilde a ir embora com ele. Camila dá força para Alice ir a Barcelona. Sérgio pede dinheiro a Severo. Sidney dá ideia a Severo. Ricardo pede um favor a Sassá. Camila enfrenta Sérgio. Severo pede a Gilda que arrume um advogado. Sérgio procura Sílvia. Sassá faz um pedido a Clotilde, que fica perplexa. Clotilde obedece a Sassá.

QUARTA-FEIRA, capítulo 93, dia 28 de julho, a partir das 14h15 e a partir da 00h30:

Sassá garante a Quinzote que vai tomar posse. Clotilde diz a Ricardo que está com medo. Sassá pede proteção a Plínio. Clotilde e Ricardo dividem um quarto de hotel. Paulo incentiva que Alice e Marco Antônio viajem juntos. Plínio dá anel de noivado a Dinah. Clotilde e Ricardo dormem juntos. Gilda planeja festa de Ano Novo. Zenóbio dá ordens a Rubens. Clotilde tem crise de choro, e Ricardo tenta acalmá-la. Todos comemoram o Ano Novo. Sílvia fica triste por Sérgio não aparecer na festa de Gilda. Quinzote consola Sassá. Clotilde e Ricardo relembram o passado. Chega o dia da posse de Sassá. Valéria observa a festa. Zenóbio parabeniza João pela prefeitura de Tangará. Clotilde sofre por não estar com Sassá no dia da posse. Gilda resolve comparecer à prefeitura. Sassá discursa.

QUINTA-FEIRA, capítulo 94, dia 29 de julho, a partir das 14h15 e a partir da 00h30:

Em entrevista na televisão, Sassá faz pedido ao povo de Tangará. João oferece jantar para a organização. Sassá sofre de saudades de Clotilde. Ricardo conta à esposa que Sassá tomou posse da prefeitura. Quinzote dá várias ideias mirabolantes a Sassá. Gilda aconselha Régis. Zenóbio faz acordo com João e o nomeia chefe da região. Tomaz faz uma ligação. Zenóbio e seus homens são cercados na estrada e metralhados por homens misteriosos. Plínio e Dinah ficam noivos. Marina descobre sobre o atentado e comunica a João. João e Tomaz comemoram a morte dos líderes da organização. Paulo tenta convencer Alice a ir para Barcelona. Angela vê na televisão uma reportagem sobre o atentado e corre para encontrar João. Clotilde comemora o fim da organização. Marina e Angela surpreendem João. Rafaela reclama que os pais estão paparicando Régis. João recebe uma ligação de Valéria. Plínio comunica a Sassá sobre o atentado. Gilda surpreende Severo no esconderijo. João encontra Valéria e é surpreendido.

SEXTA-FEIRA, capítulo 95, dia 30 de julho, a partir das 14h15 e a partir da 00h30:

Tomaz explica seu envolvimento com a outra organização a João. Clotilde e Ricardo especulam sobre o fim da organização. Tomaz ordena João a lhe dar metade do dinheiro de Zenóbio. Quinzote dá as boas-vindas a Sassá na prefeitura. Clotilde e Ricardo decidem voltar para Tangará. João dá parte de seu dinheiro a Angela. Depois, o radialista faz um pedido a Marina. Marina dá o dinheiro a Sassá e aliados, que já articulam obras na cidade. Irritada, Gilda briga com Severo e implora ao marido que volte para ela. Severo beija Gilda à força. Marco Antônio surpreende Alice. Eduardo mostra a ficha policial de Miro a Marina. Depois, Eduardo chantageia Miro, e Marina o engana. Sassá sente saudades de Clotilde. Eduardo diz a Lauro que Miro é um assassino. Marina e João se beijam. Lauro surpreende Marina. Clotilde retorna a Tangará.

SÁBADO, capítulo 96, dia 31 de julho, a partir das 14h15 e a partir da 00h30:

Sassá e Clotilde se reencontram na prefeitura. Lauro questiona Marina sobre seu relacionamento com Miro. Rafaela estranha o comportamento de Gilda. Gilda decide viajar para espairecer, e Severo a surpreende. Quinzote e Noêmia comemoram a volta de Clotilde. A professora conta a Sassá que está tentando se acertar com Ricardo e revela seu passado. Lauro leva Marina para dançar, e Valéria observa. Ricardo se irrita com a demora de Clotilde. Clotilde e Sassá sofrem de saudades. Valéria faz um convite a Lauro. O médico deixa Marina em casa e parte para o bar do clube. Sidney observa o encontro de Lauro e Valéria. Os dois passam a noite juntos. No dia seguinte, o médico encontra um envelope de Valéria. Marina percebe que o envelope com a ficha criminal de Miro sumiu e avisa João. Gilda e Severo relembram o início do casamento. Depois, Gilda tenta convencer Sérgio a voltar com Sílvia e pede ao filho que faça um estágio na fábrica. Camila desabafa com Eduardo. Marina entrega cartas antigas a Camila e se surpreende com um pedido da filha. Gilda comemora a melhora de seu casamento. Bárbara e Severo se reencontram.

Resumo dos dias 02 a 07 de agosto

Capítulo 97, Segunda 02 de agosto

Bárbara e Severo vão para o apartamento, e se amam. Décio conta a Hermínio que Bárbara voltou e está com Severo. Verônica pede a Lauro que entregue Miro à polícia. Clotilde diz a Ricardo que vai ficar paira ajudar Sassá, na prefeitura e ele fica também. Hermínio e Décio contam a Gilda que Bárbara voltou. Eduardo se despede de Marina a Camila e se muda. Hermínio ofende Bárbara e Severo, que o mandam sair. Alice avisa a mãe que vai para Barcelona com Marco. Severo toma uma decisão e vai contá-la a Gilda.

Capítulo 98, terça 03 de agosto

Severo comunica a Gilda que vai deixá-la e sai. Sílvia e Rafael tentam impedi-lo, mas não conseguem. Verônica seduz Lauro. Marina deixa a filha viajar. João visita Ângela e Regina e a filha lhe pede para voltar a morar com elas. Sassá se declara a Clotilde e manda decidir se fica com ela ou vai embora. Sílvia e Rafael pedem a Sérgio parar ir para casa e ajudar a mãe. Ele hesita, mas vai. Rafaela procura o pai e tenta levá-lo embora. Regina vai para a fazenda de Marina e lhe pede que deixe João para sua mãe.

Capítulo 99, Quarta 04 de agosto

Camila ouve o pedido de Regina e a leva embora. Lauro manda Miro se afastar da prefeitura e de Marina ou o entrega à polícia. Regina provoca um encontro entre seus pais. Severo e Bárbara explicam a Rafaela que se amam. Sassá diz a Ricardo que vai lutar por Clotilde. Gilda entrega a Severo os papeis de sua comunhão de bens. Embora diga que não a quer mais, Severo leva os documentos. Regina avisam a Marina que o pai a espera na fazenda. Quando ela chega lá, encontra João e Ângela em roupas íntimas.

Capítulo 100, Quinta 05 de agosto

Os três ficam sem graça e Marina diz a Ângela e João que vai sair da vida deles, porque está sobrando ali. Ângela e João resolvem retomar o casamento. Rafaela briga com Gilda. Verônica volta a passar a noite com Lauro. Ricardo comunica a Clotilde que vai embora e ela resolve ficar. Severo reúne a família e conta que Gilda queria comprá-lo. Os filhos ficam contra Gilda e a deixam sozinha em casa. Gilda pede ajuda a Hermínio para recuperar Severo, mas este lhe diz que agora apoia sua relação com Bárbara.

Capítulo 101, Sexta 06 de agosto

Hermínio explica a Gilda porque acredita na relação da neta com Severo. Gilda sai arrasada. Nilo descobre um rombo na prefeitura, feito na época da gestão de Severo. Sassá leva os papéis da prefeitura para Clotilde ver. Gilda vai para a fazenda buscando companhia, mas os filhos saem. Sílvia resolve voltar para São Paulo e ela fica só Clotilde sente uma tonteira. Nilo mostra a Marina o que descobriu na prefeitura. Régis conta a Gilda sobre o rombo, mas ela não o ouve. Lauro examina Clotilde e suspeita que ela está grávida.

Capítulo 102, Sábado 07 de agosto

Clotilde pede a Lauro que não comente sua suspeita. Gilda, desesperada, telefona para Severo, pedindo que ele vá vê-la. Ele diz que não pode, mas sente pela voz dela que algo está errado. Severo encontra Gilda desmaiada pelo excesso de comprimidos para dormir. Clotilde diz a Lauro que está dividida entra Sassá e Ricardo. Verônica marca um encontro do Delegado com Lauro. Plínio vê os documentos contra Miro e os leva para checar. Clotilde se despede de Sassá, dizendo que vai morar com o marido em Goiânia.

Resumo dos dias 09 a 14 de agosto

Capítulo 103, Segunda 09 de agosto

Sassá não entende decisão de Clotilde. Plínio recebe a confirmação da ficha de Miro. Marina avisa a João que ele vai ser preso e ele não sabe o que fazer. Brazito e Roberto vencem o Rali de Ouro Verde. Miro é preso. Ângela pede ajuda a Marina para libertar o pai de Sílvia. Jorge pede a Sérgio que fique com ela até o bebê nascer. Ele concorda. Miro pede ajuda a Tomáz para sair da cadeia. Clotilde conta ao marido que está grávida. Miro confessa a Cássio e Sassá que é João. Regina revela a verdade ao Delegado.

Capítulo 104, Terça 10 de agosto

Jaime tira Miro da cela, o coloca em frente a Regina e ele confessa que é João. Marina é avisada do que Regina fez. Ângela vai à delegacia buscar a filha e diz a João que dessa vez ficará do seu lado. João diz a Lauro que o único jeito de provar sua inocência é achando a mulher loura. Lauro pede a Verônica o endereço da organização, mas ela diz que não tem. Gilda conta a Sassá tudo o que aconteceu entre ela e Severo e o convida para almoçar em sua casa. Plínio chama João para ser transferido para São Paulo.

Capítulo 105, Quarta 11 de agosto

João pede a Plínio que não o transfira já. Dinah também pede e ele concorda em adiar a transferência. Gilda oferece dinheiro a Sassá para ele arquivar o processo contra ela e Severo. Sassá explica a Gilda que não se vende, mas depois se recusa a participar de uma reunião sobre o processo. Clotilde se encanta com Goiânia. João pede pela rádio que Verônica apareça ou que alguém dó noticia dela. Sérgio conta a Sílvia que vai ficar em São Paulo só até o bebê nascer. João entra no camburão que vai levá-lo para São Paulo.

Capítulo 106, Quinta 12 de agosto

Marina e Ângela vão para casa arrasadas. Régis participa de uma reunião com o Prefeito o depois conta tudo a Gilda. Verônica entrega a Cássio a endereço de que João precisa Cássio vai com Ângela para São Paulo. Bárbara propõe a Gilda comprar sua parte na fábrica, mas ela diz que não vende. A polícia dá uma batida no esconderijo da antiga organização e acha disquetes com informações, O Delegado descobre que João não sabia o que trazia para o irmão. Sílvia entra em trabalho de parto e todos vão para o hospital.

Capítulo 107, Sexta 13 de agosto

Sérgio fica encantado com o bebê. Gilda confessa a Severo que não vai vender a fábrica porque espera que ele volte para ela. Lauro conta a Bárbara e Sidney que se apaixonou por Verônica. É marco o novo julgamento de Sassá. A pena de João é revista e ele é solto. Cássio avisa a Marina e todos comemoram. Sassá pede a Clotilde para ir ao seu julgamento. Gilda pede a Severo que a ajuda com o processo das terras. Depois, Gilda diz a Sassá que, se ele esquecer seu processo, ela conseguirá a sua absolvição.

Capítulo 108, Sábado 14 de agosto

Sassá pede a Gilda um tempo para pensar. Bárbara planeja com Sidney a comemoração de sua união com Severo. Marina diz a João que desiste dele, porque Regina precisa do pai. Clotilde volta a Tangará. Sassá pode a Cássio que consiga sua absolvição, mas ele acha difícil. Hermínio acha um absurdo Bárbara ter convidado Gilda para a festa. Sassá aceita a proposta de Gilda e ela lhe pode que a leva à festa de Bárbara. Marina chega à festa com as filhas. Gilda chega com Sassá, que fica atordoado quando vê Clotilde.

Resumo dos dias 16 a 21 de agosto

Capítulo 109, Segunda 16 de agosto

Sassá e Clotilde ficam juntos, conversando. João tenta falar com Marina, mas ela foge dele. Regina e Ângela esperam João na fazenda. Paulo dança sensualmente com Alice. Marco vê e bate nele. Paulo sai e Alice, também. Eles se encontram na fazenda e se amam. Gilda ofende Bárbara e Severo a manda embora. João fica feliz de encontrar Ângela à sua espera. Gilda tenta forçar Sassá a lhe dar o processo, mas ele não o entrega. Sérgio volta para Camila. Alice acorda feliz e Marina lhe diz que Paulo foi embora.

Capítulo 110, Terça 17 de agosto

Triste, Alice volta para o quarto. João pede a Ângela um tempo para decidir com quem quer ficar. Regis ouve Clotilde dizer que está grávida e conta para Gilda. Clotilde não tem coragem de falar com Sassá sobre o bebê. Sassá conta a Clotilde a proposta de Gilda. Clotilde lhe diz que Gilda está mentindo. Alice arruma as malas para ir atrás de Paulo. João se declara a Marina, mas ela o repele. Gilda vai pegar o processo com Sassá, e ele não quer entregá-lo por causa de Clotilde. Ela lhe conta que a professora está grávida.

Capítulo 111, Quarta 18 de agosto

Clotilde tenta acalmar Sassá, mas ele está muito decepcionado. Ela sai. Camila não consegue impedir Alice de ir atrás de Paulo. Quando Marina descobre o que houve, entende a reação da filha. Sassá some. Ricardo chega à cidade. Sassá vai a casa de Gilda de madrugada e lhe entrega o processo. De manhã, ele avisa a todos que arquivou o processo. Nilo se demite. Clotilde tenta falar com Sassá, mas ele a manda embora. Regina sai para passear de pônei, que se assusta com um caminhão e a joga no chão. Regina desmaia.

Capítulo 112, Quinta 19 de agosto

O motorista do caminhão, Waldemar, leva Regina para a casa de Marina. Esta a leva para o hospital, enquanto Sérgio vai procurar João. Ângela chega ao hospital e, como não pode ver a filha, fica histérica e ofende Marina. Severo propõe a Gilda comprar a fábrica. Nilo conta na rádio porque se demitiu. Lauro e Quinzote não conseguem convencer Sassá a voltar atrás em sua decisão e se demitem. Regina é examinada, mas continua desacordada. Sassá pega uma arma. Clotilde chega e vê o revólver.

Capítulo 113, Sexta 20 de agosto

Sassá alega que a arma é só para se defender. Clotilde tenta fazê-lo entender que não o traiu, mas ele não acredita nela. Regina volta a si. Sassá nomeia Sidney, Ciro e Sérgio como seus secretários. Alice não encontra Paulo. Marina não consegue fazer Sassá perceber o erro que está cometendo. Regina pede a João para voltar a morar com ele e Ângela. Passa-se um mês. Severo volta de Brasília, descobre que Bárbara foi para Paris e a manda voltar. Verônica reaparece na casa de Lauro. Gilda propõe casamento a Sassá.

Capítulo 114, Sábado 21 de agosto

Gilda explica a Sassá que o casamento será um pacto: ele cuidará dos negócios e ela se vingará de Severo. Sassá concorda. João convida Ângela para morar na fazenda. Marco e Alice terminam o namoro. Sérgio e Rafaela discutem com a mãe por causa do casamento. Clotilde conversa com Sassá sobre o casamento, mas ele não lhe dá nenhuma explicação. Bárbara e Severo vão ao casamento. Silvia chega com o bebê, se insinua para Sérgio e Camila sai, com ciúmes. Gilda e Sassá dormem em quartos separados.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

SINOPSE:

Foto (Reprodução) – Globo

Entre as cidades fictícias de Ouro Verde, economicamente próspera, e Tangará, um local um pouco mais modesto, o deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), dono de uma fábrica de sucos, tenta esconder o relacionamento extraconjugal que mantém com Marlene (Tássia Camargo). Para isso, ele a casa com o ingênuo Sassá Mutema (Lima Duarte), um boia fria que vive de colheita de laranjas. Quando a história da traição chega aos ouvidos da mídia, o radialista Juca Pirama (Luis Gustavo) começa a explorar o caso.

Siga o Atitude E Visão nas redes sociais:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Relacionados

Útimas Noticias

Coração indomavel: Resumo do capítulo que vai ao ar Quinta-feira, 29 de julho

Confira tudo o que vai acontecer no capítulo 49 da  novela Coração Indomavel (SBT)  que será exibido nesta Quinta-feira, 29 de julho. Resumo do capítulo...

TiTiTi: Resumo do capítulo que vai ao ar Quinta-feira, 29 de julho

Confira tudo o que vai acontecer no capítulo 89   da  novela TiTiTi (Globo)  que será exibido nesta Quints-feira, 29 de julho. Resumo do capítulo...

Casa Malibu estreia na próxima segunda

Na próxima semana estreia Casa Malibu, primeiro reality show encabeçado pelo rum caribenho Malibu, trazido ao Brasil pela Brand Factory - a incubadora de...