Compartilhe

“O Salvador da Pátria”, escrita por Lauro César Muniz e produzida em 1989 em 189 capítulos, é uma das novela de maior audiência da TV Globo. Será reprisada pelo Canal VIVA. A obra é estrelada por Lima Duarte e Maitê Proença

Continua após as recomendações

CANAL VIVA – exibida às 14h15 e à 0h30, estando disponível a todo momento para usuários do Viva Play e assinantes dos Canais Globo.

Estreia: 12 de abril de 2021

RESUMO DOS PRÓXIMOS CAPITULOS:

Capítulo 7, Segunda 19 de abril

Juca não consegue avisar João do perigo. Bárbara segue Severo. Ele a leva para a fazenda e eles passam a noite juntos. Marina fica preocupada com o sumiço de Camila. Rafaela se cansa de esperar o pai e, quando Sassá chega, pede a ele para levá-la em casa. Juca é avisado de que a mala já está a caminho e fica desesperado, mas não pode fazer mais nada. Paulo vai visitar Clotilde e fica para o almoço. Camila volta para casa e: conta à mãe que estava com Juca. A polícia prende João e o acusa de tráfico de drogas.

Capítulo 8, Terça 20 de abril

João não entende o que está acontecendo e Juca foge. Camila diz a Marina que está apaixonada por Juca. Quinzote conta a Paulo que vai perder a fazenda. Juca vai ver João e leva um advogado. Depois, pede ao irmão para não denunciá-lo e promete dividir com ele o dinheiro que ganhou. Severo vai ver Marlene. Juca conta a Ângela que João foi preso. Sassá tenta se declarar para Clotilde, mas não consegue. Severo é eleito e Marlene combina corri Sassá de eles irem à festa da vitória. Severo vê Bárbara na festa.

Capítulo 9, Quarta 21 de abril

Severo e Bárbara decidem usar Sidney como mensageiro. Sassá convence Marlene a não ir à festa. Marlene tenta seduzir Sassá, mas não consegue. Ângela comunica a João que já pediu a separação. Bárbara visita a fazenda de Severo. Clotilde diz a Sassá que Marlene o ama e ale fica desnorteado. Juca aluga uma casa para Ângela em ouro Verde. Juca dá 24 horas para Quinzote pagar o que lhe deve ou ele lhe toma a fazenda. Depois, ele vai para a rádio e entra no ar. Camila ouve sua voz, vai para lá e eles se beijam.

Capítulo 10, Quinta 22 de abril

Clotilde conta a Marina que Quinzote pode perder a fazenda. Hermínio e Bárbara vão jantar na casa de Severo. Bárbara fica sozinha com Severo e lhe pede para arranjar um jeito de eles passarem três dias juntos. Marina conta a Severo a situação de Quinzote e diz que eles devem se unir contra Juca. Severo diz a Marina que, se Quinzote quiser, compra suas terras. Bárbara vai se encontrar com Severo na fazenda e Gilda a vê. Gilda diz a Marlene que ela deve ir até a fazenda. Marlene flagra Severo e Bárbara juntos.

Capítulo 11, Sexta 23 de abril

Severo manda Marlene embora. Camila ouve Paulo e Marina conversando sobre a possibilidade de Severo comprar a fazenda de Quinzote e conta tudo para Juca. Juca corre e compra a fazenda. Severo leva Bárbara para um hotel longe de Ouro Verde e passa três dias com ela. Marina diz a Juca que não vai sossegar enquanto não provar que ele não presta. Sassá tenta dormir com Marlene, mas ela não quer. Juca beija Ângela. João é condenado a quatro anos de prisão e, desesperado, grita que é inocente.

Capítulo 12, Sábado 24 de abril

Quinzote se muda. Juca se declara a Ângela. Marina desafia Juca, através de um jornal, a explicar de onde vem seu dinheiro. Juca declara guerra a Marina. Um desconhecido telefona para Juca e lhe dá o telefone de um homem que pode ajudá-lo: Eduardo Correa. Marlene vai conversar com Juca. Sassá não acha Marlene em casa e fica preocupado. Marlene passa a noite com Juca. Quando chega em casa, Sassá discuto com ela. Eduardo chega a Ouro Verde. Sassá conta a Severo que Marlene dormiu com Juca.

Resumo dos dias 26 a 01 de maio

Capítulo 13, Segunda 26 de abril

Marlene conta a Severo que está grávida. Juca pede a Zenóbio para calar João. Marina não gosta do noivado da filha com Juca, mas não pode impedi-lo. Um prisioneiro intimida João. Severo manda um cheque para Marlene tirar o filho. Bárbara volta e Severo vai vê-la. O Dr Mauro não aceita ser candidato e sugere o nome de Marina. Marlene conta a Juca que está grávida. Juca dá a noticia a Sebastião que diz que vai denunciar Severo. João foge da cadeia. Severo vai falar com Juca, que pede a ele o seu apoio

Capítulo 14, Terça 27 de abril

Severo não aceita a proposta e Juca. Marlene sente que perdeu Severo. Gilda diz a Severo que não quer que Marlene tenha o filho que espera. Severo promete que a criança não vai nascer. Juca é avisado da fuga do irmão. Marina conta a Mauro que eles vão lançar um candidato a Prefeito. Camila ouve. Marlene resolve interromper a gravídez. Juca procura Marina e ela o enxota. João exige que Juca lhe dê o dinheiro que prometeu. Juca recebe um bilhete de Marlene e vai se encontrar com ela. Um pistoleiro mata os dois.

Capítulo 15, Quarta 28 de abril

O pistoleiro mexe nos corpos, enquanto os vizinhos chamam a Polícia. O Delegado recebe a notícia na casa de Marina e conta a ela que Juca Pirama morreu. Plínio manda prender Sassá. Severo diz a Décio e Hermínio que vai apoiar Juca Pirama. Tomáz e um dos homens de Zenóbio descobrem que Juca foi assassinado- A rádio de Tangará dá a notícia. Gilda ouve e conta a Severo. Sassá chega em casa e é Preso. Marina dá a notícia a Camila, que a acusa. Sassá é interrogado e não tem álibi. Sebastião liga para Severo.

Capítulo 16, Quinta 29 de abril

Severo conversa com Bárbara sobre Marlene. Gilda pergunta a Severo se Bárbara está apaixonada e o manda tomar cuidado com Rafaela e Hermínio. João procura o pai de Ângela em Campinas para saber onde ela está. Tomáz acusa João e conta sobre o bilhete. Camila pergunta à mãe onde Waldemar estava na hora do crime. Sebastião negocia seu silêncio com Severo. Camila pede a Mauro para ajudá-la a denunciar a mãe. Ângela pergunta a Tomáz se foi João que matou Juca. João volta a Tangará.

Capítulo 17, Sexta 30 de abril

Ângela não quer acreditar que João seja o autor do crime, mas fica em dúvida. Clotilde consegue visitar Sassá e diz que vai ajudá-lo. Mauro tenta convencer Camila da inocência de sua mãe. Os bóias-frias vão para a porta da delegacia, onde ficam gritando o nome de Sassá. o Delegado suspende as visitas a Sassá. Severo contrata um advogado para defendê-lo. Bárbara telefona para Severo. Este vai ao clube e Rafaela o segue. Eduardo volta à cidade, procura Marina e pede explicações sobre a morte de Juca.

Capítulo 18, Sábado 01 de maio

Eduardo diz a Marina que ela está em sua mãos. Hermínio entra no bar do clube e encontra Severo e Bárbara. Rafaela chega e Severo dá a entender que a estava esperando. João toma posse da fazenda. Clotilde pede a Tomáz para dar aulas na escola. Ele tenta lhe dizer que algo está errado. Bárbara sai, telefona para Severo e diz que está à sua espera. Severo comunica a Sérgio que vai lançar seu nome para Prefeito. Clotilde conta a Paulo o que aconteceu. Plínio vai à fazenda para fazer perguntas a Severo.

Resumo dos dias 03 a 08 de maio

Capítulo 19, segunda 03 de maio

Severo pede a Bárbara para esperá-lo no gabinete. João faz Tomáz abrir a porta seminu e dizer que está com uma amiga. Clotilde e Paulo vão embora. Plínio interroga Severo. Este diz que não teve mais nada com Marlene desde que ela se casou. Bárbara se cansa de esperar e diz que vai embora. Severo conta ao Delegado que está apaixonado por Babara e a traz de volta. Plínio tenta interrogar Sassá, mas ele só fala do passarinho que deve estar na arapuca. Camila vai ao enterro de Juca, vê Eduardo e vai falar com ele.

Capítulo 20, terça 04 de maio

Lauro vai pegar Camila na salda do cemitério e ela diz que tem um compromisso com Eduardo. Bodão acha o passarinho na arapuca, mas Plínio não o deixa entregá-lo a Sassá. Severo explica a Cássio o caso de Sassá e diz que quer que ele seja absolvido. Lauro convida Marina para jantar. Eduardo não conta nada a Camila. Severo apresenta Cássio a Sassá Este pede a Severo o passarinho que está com Bodão. João dorme e Tomáz pega a arma. Sassá vai até a porta da delegacia pegar o passarinho e o solta.

Capítulo 21, quinta 05 de maio

Nilo incentiva os boias-frias a ficarem em frente à delega-ia. Sérgio diz à mãe que não quer ser Prefeito. Severo pede a Sassá para não revelar seu caso com Marlene. João diz a Tomáz que, se for preso, vai contar tudo que sabe. Se não for, eles podem ser sócios. Camila tenta recomeçar seu relacionamento com Paulo. Clotilde chega para falar com ele e Camila vai embora. João pode a Tomáz para descobrir com o Delegado onde está Ângela, Gilda convida Bárbara para passar uns dias na fazenda. Bárbara aceita.

Capítulo 22, sexta 06 de maio

Gilda conversa com Bárbara e diz que elas se completam. João e Tomáz chegam a um acordo. Ângela lembra que tem que contar ao Delegado que João trazia malas para Juca. João e Tomáz acham dólares num cofre. Sérgio, Sílvia e Rafaela vão ao clube. Marina e Lauro quase se beijam, mas ela pede ao amigo para ter paciência, Camila chega ao clube, vê Sérgio e se descontrola Os boias-frias vão até a porta da delegacia com faixas. Sassá se recusa a falar com o advogado. Bárbara chega à fazenda.

Capítulo 23, sábado 08 de maio

Gilda diz a Severo que convidou Bárbara para passar uns dias na fazenda. Ângela conta ao Delegado sobre as malas que João trazia para Juca. Padre Alberto chega a Tangará. Tomáz descobre que a foto de João não chegou à delegacia. Marina é avisada de que vários empregados faltaram ao trabalho. Sílvia e Sérgio discutem. Ângela pega uma carona com Paulo e eles ficam amigos Severo vai ver Sassá. Camila leva Régis para conversar com Eduardo. Sassá chega à porta da delegacia. O povo o pega e o leva embora.

Resumo dos dias 10 a 15 de maio

Capítulo 24, segunda 10 de maio

Nilo pede ao povo que leve Sassá para a igreja. Cássio pede a Plínio que liberte Sassá e ele diz que não pode fazer isto, porque ainda não conseguiu o seu depoimento. Gilda conta a Bárbara que sabe que Severo tem uma nova amante mas que não se importa, porque todas elas passam. Plínio vai à igreja e pede que lhe entreguem Sassá. Hermínio pede a Sérgio para concorrer à prefeitura. Bárbara e Severo se encontram. Bárbara conta sua conversa com Gilda e pede que ele deixe a mulher para ficar com ela.

Capítulo 25, terça 11 de maio

Padre Alberto telefona para o Bispo e lhe pede orientação. Marina e Clotilde vão à igreja negociar a volta de Sassá para a delegacia. Severo briga com Bárbara e diz que não vai deixar Gilda. Sérgio chega em casa, animado com a proposta de Hermínio. Nilo promete entregar Sassá na manhã seguinte. O Bispo telefona para Plínio e pede que ele não invada a igreja. Hermínio pede a Severo que convença Sassá a apoiá-los. O escrivão pega as fotos de João e as entrega a Tomáz. Severo encontra Bárbara na sua cama.

Capítulo 26, quarta 12 de maio

Tomáz diz a João que não conseguiu descobrir onde Ângela está morando. Paulo e Ângela combinam se encontrar mais vezes. Severo passa a noite com Bárbara. Plínio exige que Nilo lhe entregue Sassá. Bárbara conta a Gilda que seu amante vai se separar da esposa. Gilda fica transtornada. Camila volta a pedir a Eduardo que diga a Régis que Marina é a culpada do crime. Nilo ensina uma frase para Sassá dizer e ele a repete para a repórter da televisão. Sassá volta para a delegacia. Sérgio procura Camila.

Capítulo 27, quinta 13 de maio

Rubens exige que Tomáz lhe diga onde está João. Eduardo diz a Régis que tem certeza de que Sassá não é o culpado. Bodão depõe e conta ao Delegado que Sassá tinha muito ciúme de Marlene e que ele a viu com Juca. Camila leva Sérgio para sua casa em Tangará, que está vazia. Sílvia fica preocupada com o sumiço de Sérgio. Camila e Sérgio se amam. João pede a Tomáz para levar Rubens para falar com ele. Ângela liga para Paulo e ele promete ir visitá-la. Todos veem Sassá na televisão.

Capítulo 28, sexta 14 de maio

Plínio procura a ficha de João e não acha. Tomáz chega em casa com Jaime e fala alto para João saber que ele não está sozinho. Sérgio chega à fazenda de pileque e confessa aos pais que esteve com Camila. Tomáz pede a Jaime para levar Ângela ao seu encontro. Marina e Lauro dormem juntos. João escapa pela janela do sótão. Bárbara e Cássio chegam do clube. Bárbara vê luz no gabinete de Severo, vai até lá e o beija. Rubens chega à rádio e é recebido por João. Gilda flagra Severo e Bárbara e finge que está ofendida.

Capítulo 29, sábado 15 de maio

Bárbara percebe a farsa e vai embora furiosa. Rubens arranja para João uma identidade falsa com Miro mas, em troca, ele terá que trabalhar para a organização. Tomáz entrega o envelope com as fotos falsas de João para o escrivão, que o coloca junto com a correspondência de Sassá. Sidney marca para Severo um encontro com Bárbara no apartamento deles. Clotilde acha o envelope com as fotos e o entrega ao Delegado. Severo espera Bárbara no apartamento. Nilo tenta convencer Sassá a confessar que é culpado.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

SINOPSE:

Foto (Reprodução) – Globo

Entre as cidades fictícias de Ouro Verde, economicamente próspera, e Tangará, um local um pouco mais modesto, o deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco), dono de uma fábrica de sucos, tenta esconder o relacionamento extraconjugal que mantém com Marlene (Tássia Camargo). Para isso, ele a casa com o ingênuo Sassá Mutema (Lima Duarte), um boia fria que vive de colheita de laranjas. Quando a história da traição chega aos ouvidos da mídia, o radialista Juca Pirama (Luis Gustavo) começa a explorar o caso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO