sábado , 24 fevereiro 2024
Ínicio Vida e Estilo Dieta pós-carnaval: o que evitar
Vida e Estilo

Dieta pós-carnaval: o que evitar

146

O Carnaval é sinônimo de festa e diversão, mas frequentemente vem acompanhado de excessos na alimentação. Durante os dias de folia, é comum consumir mais do que o usual, podendo resultar em ganho de peso e outros problemas de saúde. Para evitar esses problemas, é importante tomar alguns cuidados com a alimentação durante e após os dias de festa.

“A forma ideal de retomar a dieta após o Carnaval é gradualmente. Evite mudanças bruscas ou restrições severas na alimentação, de imediato. Em vez disso, reduza gradativamente a ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, aumentando a ingestão de frutas, legumes e verduras”, orienta a nutricionista do SPA Estância do Lago, Thais Brito.

Veja também:

Não era saudável, era cilada: descubra três erros que estragam a dieta

Morre influenciadora vegana após anos se submetendo a dieta extrema

Alergia a maquiagem – como evitar e tratar a condição

Aumentar o consumo de água também é recomendado, pois ajuda a eliminar toxinas do corpo e contribui para a sensação de saciedade. “Para assegurar uma alimentação equilibrada no Carnaval, é fundamental planejar as refeições com antecedência. É melhor evitar refeições fora de casa, pois os alimentos servidos em  restaurantes e barracas de rua tendem a ser mais calóricos e gordurosos”.

Se for comer fora, a especialista orienta que se opte por locais que ofereçam opções mais saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutas. Também é importante moderar no consumo de bebidas alcoólicas, visto que são calóricas e podem causar desidratação. “Levar lanches saudáveis para as festas, como frutas, castanhas e sementes, é uma ótima alternativa. Além disso, escolha bebidas mais saudáveis, como água, sucos naturais e água de coco, evitando frituras, comidas gordurosas e doces”, completa a nutricionista.

Para aqueles que planejam aproveitar o Carnaval, é essencial tomar alguns cuidados para evitar exageros. “O ideal é começar o dia com um café da manhã reforçado, garantindo energia para aproveitar a festa, e optar por pequenas refeições ao longo do dia, para não ficar com muita fome e acabar comendo demais. Por fim, não se esqueça de descansar e ter uma boa noite de sono”, aconselha a especialista.

Depois da folia, é recomendado aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras em 25% a 30%. “Isso vai ajudar a repor as vitaminas e os minerais perdidos e a diminuir a sensação de inchaço. Prefira alimentos ricos em fibras, que ajudam a controlar o apetite e a sensação de saciedade”, explica Thais.

A prática regular de atividades físicas também é importante, porque ajuda a queimar calorias e a melhorar a circulação sanguínea. “Se você está seguindo uma dieta fitness, lembre-se de não se culpar por eventuais excessos. O mais importante é retomar a rotina alimentar o mais rápido possível e manter a regularidade nos exercícios  físicos”, aconselha.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Relacionadas

Vegetarianismo: conheça o regime alimentar da atriz Maria Bomani

A atriz Maria Bomani compartilhou recentemente em suas redes sociais um vídeo que...

Ação antioxidante do tomate: saiba como ela pode ser benéfica para a pele

Cada país tem suas particularidades e a alimentação é sempre uma parte...

Unhas em gel são resistentes, mas não inquebráveis

Recentemente, observou-se um notável crescimento na preferência por unhas de gel, uma...

Saiba como escolher a técnica ideal para unhas longas e resistentes

Nos últimos anos, as unhas longas têm se destacado como uma tendência...