Resumo novela Escrava Mãe: capítulos de 30/11 a 11/12/2020

0

Escrava Mãe é considerada uma das “obras primas” da teledramaturgia da Record TV. Escrita por Gustavo Reiz, o folhetim foi exibido pela primeira vez entre maio de 2016 e janeiro de 2017. Foi também um marco na parceria da Record TV com a produtora Casablanca, que entregou a primeira a novela brasileira em 4K e hoje faz sucesso na Netflix, com todos os seus 159 capítulos na íntegra.

Continua após as recomendações

RecordTV – 15h15
Estreia: 18 de agosto 2020

A novela é um spin-off do clássico A Escrava Isaura, romance de Bernardo Guimarães publicado em 1875, e se propõe a contar a história de Juliana, mãe de Isaura.

Conta com Gabriela Moreyra, Pedro Carvalho, Thaís Fersoza, Fernando Pavão Milena Toscano, Léo Rosa, Lidi Lisboa e Roberta Gualda nos papéis principais.

RESUMOS DOS PRÓXIMOS CAPITULOS:

Segunda, 30 de novembro

Miguel fica completamente atordoado diante de Almeida, que tem Juliana no colo e pede que a largue. Almeida acha graça e põe Juliana no chão. Maria Isabel tenta disfarçar ao ouvir que Tia Elza vem passar alguns dias no engenho. Petúnia segue Rosalinda depois que ela se encontra com um molecote e Rosalinda pergunta porque Petunia a está espiando. Rosalinda ameaça Petúnia a não fazer nada contra ela, caso contrário ela se arrependerá. Catarina conversa com Urraca e pede para que ela escolha os escravos que estarão diante da condessa. Juliana está feliz diante de Tia Joaquina ao comentar que Miguel se lembrou de tudo. Maria Isabel está irritada diante de Zé Leão e Esméria no quarto e não encontram o mapa. Maria Isabel está com raiva e procura por Juliana e dá de cara com Miguel ao lado de Beatrice e se espanta ao vê-lo. Maria Isabel disfarça e conversa com Miguel sobre o noivado.

Quintiliano conversa com Tomás e Almeida chega e pretendem falar de negócios. Maria Isabel percebe que Miguel está estranho e pergunta se aconteceu algo entre ela e Átila no passado. Catarina vai até a pensão encontrar com Rosalinda. Juliana está trabalhando e Miguel se aproxima, escondido. Almeida entrega alguns documentos a Quintiliano e Tomás se adianta para ler. Miguel revela a Juliana que se lembrou de tudo e diz que precisa recuperar o mapa e terminar tudo com Maria Isabel e para isso precisa manter uma farsa. Esméria troca o mapa que pegou de Juliana e entrega a Maria Isabel em troca de ser uma das escravas a participar da festa da condessa. Maria Isabel furiosa vai até Juliana e pega um facão e ergue na direção de Juliana.

Terça-feira, 01 de dezembro

Juliana está muito assustada diante de Maria Isabel que tem uma faca nas mãos. Miguel corre atrás de Petúnia e pede informações sobre a tia de Maria Isabel. Petúnia concorda, mas quer dinheiro em troca. Almeida negocia com um homem desconhecido a levar a mercadoria de Quintiliano até o Rio de Janeiro, mas pede a ele que a mercadoria nunca chegue ao destino. Guilherme orienta Quintiliano que Almeida vai passá-lo para trás. Genésio diz a Esméria que encontrou o tesouro que Osório procurava e pergunta se ela estaria ainda disposta a fugir com ele. Ela diz que sim. Maria Isabel ameaça Juliana com a faca quando chega Beatrice e Teresa. Catarina diz a Tozé que não vai adiar a vinda da condessa e ele revela não estar preparado para encarnar Carlota Joaquina e que precisa de ensaio.
Guilherme assina uma papelada e se surpreende ao ver Loreto deitado numa maca e carregado por dois soldados. Violeta revela a Rosalinda que não existe nenhum Jean Pierre, é apenas uma farsa para que Tomás sinta ciúmes. Rosalinda fica aliviada ao saber que Violeta não vai fugir. Miguel vai até Juliana e pede para se encontrarem em um lugar seguro para que possam conversar. Beatrice visita Quintiliano e diz que ficou feliz com a aliança entre os engenhos. Os dois se olham profundamente. Catarina procura um vestido que dê em Tozé. Maria Isabel caminha pela mata com Zé Leão e o mapa. Miguel e Juliana chegam a um local muito bonito. Alguns instantes e Maria Isabel se assusta ao se deparar com Petúnia dizendo que Miguel a procurou. Miguel e Juliana se beijam e ouvem um barulho na mata. Miguel verifica e vê que é a tia de Maria Isabel que está vindo para a cidade.

Quarta-feira, 02 de dezembro

Miguel conta a Juliana a história da gravidez de Maria Isabel. Ele segue a carroça com a tia de Maria Isabel. Genésio tem o baú nas mãos e bate com o martelo sucessivas vezes até que rompe o cadeado. Beatrice e Quintiliano se beijam. Tia Joaquina recebe Miguel e tia Elza, que pergunta pela mucama que acompanhava Maria Isabel na capital e tia Joaquina apresenta Esméria. Tia Elza diz que a mucama que foi com Maria Isabel estava grávida e tia Joaquina estranha. Tomás procura por Violeta na pensão e tenta impedi-la de ir embora. Átila pede permissão para Filipa para cortejá-la e Filipa acha melhor esperar um pouco. Esméria está angustiada na varanda e espera por Maria Isabel.

Beatrice chega acompanhada de Tito Pardo e já se surpreende ao ver tia Elza com Almeida e Miguel. Maria Isabel chega em casa e Beatrice avisa que tia Elza chegou. Maria Isabel fica espantada e tia Elza não reconhece Maria Isabel. Petúnia diz a Urraca que quer Jasmim de volta. Guilherme invade a casa de Catarina e diz que está proibida de fazer a festa para a condessa. Maria Isabel pede um chá para Esméria e alega que a viagem foi exaustiva e tia Elza está cansada. Miguel está com Juliana escondidos no mato e diz que vasculhou todo o quarto de Maria Isabel e não encontrou o mapa. Miguel vê o homem e Almeida fecharem o acordo para afundar o engenho Doces Campos.

Quinta-feira, 03 de dezembro

Juliana e Miguel observam que Almeida conversa com o homem. Miguel diz a Juliana que vai juntar dinheiro e comprar sua liberdade. Urraca manda Petúnia embora e ela insiste em ver a filha. Belezinha recebe muitos pretendentes no armazém e Dália diz que colocou no anúncio o dote de um engenho de açúcar. Nestor chega e fica nervoso com o que vê e expulsa todos do local. Beatrice pede a Juliana que ajude Teresa desistir de se separar do Almeida. Miguel conversa com Átila e sugere montar um jornal na cidade. Nestor revela a Irani que já fez parte de uma trupe de teatro, por esse motivo que não quer ver Belezinha na companhia. Petúnia vai até a casa de Maria Isabel e encontra com Zé Leão na entrada que não deixa ela entrar. Petúnia ameaça fazer um escândalo. Genésio conversa com Esméria que está aflita e mostra o baú. Zé Leão interrompe o jantar e chama Maria Isabel que vai até Petúnia. Maria Isabel está furiosa com uma faca na mão. Petúnia exige uma boa quantia de dinheiro e Maria Isabel toma a faca de Petúnia e a ameaça.

Almeida está desconfiado de Maria Isabel. Juliana encontra Esméria e Genésio juntos, desconfia e pede o baú. Esméria se descontrola e parte para cima de Juliana. Beatrice está espantada diante de tia Elza que está sonolenta. Tia Elza dia que a mucama de Maria Isabel a trancou no quarto e a obrigou a tomar um chá para relaxar. Juliana briga com Esméria quando Zé Leão entra com Maria Isabel. Genésio vai embora e Maria Isabel olha para Juliana com raiva e manda prendê-la na senzala. Almeida sai de casa e deixa Teresa sozinha. Almeida caminha pela rua e encontra Petúnia. Juliana está prestes a ser acorrentada por Zé Leão quando recebe um golpe por trás e desmaia. Juliana se alivia quando vê que é Miguel. Maria Isabel entra no quarto com o baú e observa tia Elza que parece delirar e percebe que ela fala dormindo. Maria Isabel pega uma almofada e se aproxima de tia Elza.

Sexta-feira, 04 de dezembro

Maria Isabel com a almofada na mão, observa tia Elza. Juliana está assustada diante de Miguel e Zé Leão está no chão desacordado. Juliana diz a Miguel que Genésio encontrou o baú. Violeta ameaça ir embora se Rosalinda não disser a verdade. Rosalinda na pressão diz que é avó de Violeta que fica espantada. Irani e Nestor conversam com Belezinha, que está mexendo em um enxoval. Nestor autoriza Belezinha a fazer parte da trupe de teatro desde que ele participe também. Miguel procura Maria Isabel e pede para devolver o baú. Maria Isabel pede que Miguel abra o baú para saber o que tem dentro. Miguel abre o baú e tem um papiro em branco. Zé Leão prende Juliana, Maria Isabel chega. Petunia entra na delegacia e denuncia que Jasmim foi sequestrada. Petúnia diz a Loreto que Urraca está com Jasmim.
Loreto faz sinal para ela se retirar. Esméria se ajoelha na frente de Tia Joaquina que implora para ser levada para o encontro com a condessa. Miguel encontra Genésio e pede para que o leve até onde encontrou o baú. No solar da condessa, alguns músicos tocam instrumentos e Tozé recebe os convidados. Catarina observa cada escrava. Urraca entra com Gonzalina e está vestida com seu traje exagerado. Rosalinda vem por outro lado, as duas se encontram no meio do salão. Miguel caminha com Genésio pela mata. Beatrice vai acordar tia Elza e volta nervosa e grita por socorro. Maria Isabel dissimulada pergunta o que acontece. Beatrice diz que uma tragédia aconteceu.

Resumo dos dias 07 a 11 de dezembro

Segunda, 07 de dezembro

Beatrice está muito nervosa, Teresa também está em choque. Maria Isabel simula grande choque com a morte de tia Elza. No solar da condessa estão presentes senhoras, escravas e criadas, Catarina está desanimada e conversa com Tozé. Beatrice e Teresa olham para Maria Isabel que chora descontrolada. Miguel encontra Juliana no armazém e conversam sobre o mapa que contém pistas do tesouro. Eles sorriem um para o outro, felizes. Almeida confere se as mercadorias estão prontas para serem despachadas. Tomás conversa com Quintiliano e questiona se não está confiando demais em Almeida para a entrega das mercadorias. Guilherme discute com Loreto sobre uma possível intervenção na recepção da condessa na casa de Catarina. Tozé está em pânico diante de Catarina que o questiona porque ainda não está vestido como Carlota Joaquina. Urraca percebe que Rosalinda está sozinha, chega perto e as duas discutem. Petúnia invade o local e faz um escândalo e acusa Urraca de ter sequestrado sua filha. Rosalinda tenta acalmar Petúnia.

Quintiliano visita Beatrice que se compadece com o ocorrido. Almeida chega e vê Quintiliano e pede que fique com Beatrice enquanto verifica os últimos detalhes da entrega das mercadorias. Almeida ri e pergunta a Zé Leão se fez tudo como planejado. Teresa chega na hora e questiona o que Almeida planeja contra Quintiliano. É grande a confusão na recepção da condessa. Urraca descontrolada parte para cima de Petúnia e Rosalinda está contida. Loreto e Guilherme adentram o salão e todos se espantam. Violeta está sem palavras com o pedido de namoro de Tomás. Catarina anuncia Carlota Joaquina, todos se curvam no susto. Tozé aparece caracterizado com um vestido vermelho, um turbante com um véu escuro. Maria Isabel vai até a vila do porto a procura de Jasmim. Maria Isabel pega uma criança da ama de leite e carrega nos braços. Um homem orienta as mercadorias que devem ser entregues ao Engenho do Sol e Doce Campos. Maria Isabel fica indecisa em qual deixar a criança.

Terça, 08 de dezembro

Beatrice está muito nervosa, Teresa também está em choque. Maria Isabel simula grande choque com a morte de tia Elza. No solar da condessa estão presentes senhoras, escravas e criadas, Catarina está desanimada e conversa com Tozé. Beatrice e Teresa olham para Maria Isabel que chora descontrolada. Miguel encontra Juliana no armazém e conversam sobre o mapa que contém pistas do tesouro. Eles sorriem um para o outro, felizes. Almeida confere se as mercadorias estão prontas para serem despachadas. Tomás conversa com Quintiliano e questiona se não está confiando demais em Almeida para a entrega das mercadorias.

Guilherme discute com Loreto sobre uma possível intervenção na recepção da condessa na casa de Catarina. Tozé está em pânico diante de Catarina que o questiona porque ainda não está vestido como Carlota Joaquina. Urraca percebe que Rosalinda está sozinha, chega perto e as duas discutem. Petúnia invade o local e faz um escândalo e acusa Urraca de ter sequestrado sua filha. Rosalinda tenta acalmar Petúnia. Quintiliano visita Beatrice que se compadece com o ocorrido. Almeida chega e vê Quintiliano e pede que fique com Beatrice enquanto verifica os últimos detalhes da entrega das mercadorias. Almeida ri e pergunta a Zé Leão se fez tudo como planejado. Teresa chega na hora e questiona o que Almeida planeja contra Quintiliano.

É grande a confusão na recepção da condessa. Urraca descontrolada parte para cima de Petúnia e Rosalinda está contida. Loreto e Guilherme adentram o salão e todos se espantam. Violeta está sem palavras com o pedido de namoro de Tomás. Catarina anuncia Carlota Joaquina, todos se curvam no susto. Tozé aparece caracterizado com um vestido vermelho, um turbante com um véu escuro. Maria Isabel vai até a vila do porto a procura de Jasmim. Maria Isabel pega uma criança da ama de leite e carrega nos braços. Um homem orienta as mercadorias que devem ser entregues ao Engenho do Sol e Doce Campos. Maria Isabel fica indecisa em qual deixar a criança.

Quarta, 09 de dezembro

Maria Isabel continua tensa com o bebê no colo. Guilherme e Loreto estão no solar da condessa. Tozé caracterizado de Carlota Joaquina. Guilherme e Tozé cumprimentam a condessa que pede para que se retirem do local. Maria Isabel coloca a criança numa caixa e observa um trabalhador que leva as mercadorias. Acontece o velório da tia Elza e Maria Isabel chega perturbada e se surpreende ao ver o que está acontecendo e dentro de casa reclama. Beatrice repreende Maria Isabel e diz que não deveria ter ficado fora de casa no momento difícil. Beatrice mostra um papel para Maria Isabel e diz que é o testamento que tia Elza deixou para a família. Almeida se aproxima e pergunta sobre o que se trata. Beatrice revela que tia Elza deixou Maria Isabel como única herdeira.

Belezinha implora para que Miguel convença Nestor de desistir da trupe de teatro. Belezinha comenta com Miguel que tia Elza morreu e ele fica em choque. Petúnia se esconde na pensão com a ajuda de Dália e Violeta descobre e se espanta. Átila surge no solar da condessa e diz que gostaria de ter uma conferência com ela. Miguel vai até a casa de Beatrice, oferece condolências à família pela morte de tia Elza e pergunta por Maria Isabel. Tozé não atende Átila e se retira. Ao entrar no quarto, já sem peruca, vê Filipa e Rebeca que estão juntas conversando. Tozé suplica para que Filipa não comente nada do que viu. Maria Isabel tem um pesadelo com tia Elza e Custódio. Juliana está deitada na cama, chove muito. Alguém entra no quarto sorrateiramente, Juliana se vira e vê Miguel completamente encharcado. Juliana se assusta e pergunta por que ele está ali. Miguel diz que é porque a ama.

Quinta, 10 de dezembro

Beatrice está muito nervosa, Teresa também está em choque. Maria Isabel simula grande choque com a morte de tia Elza. No solar da condessa estão presentes senhoras, escravas e criadas, Catarina está desanimada e conversa com Tozé. Beatrice e Teresa olham para Maria Isabel que chora descontrolada. Miguel encontra Juliana no armazém e conversam sobre o mapa que contém pistas do tesouro. Eles sorriem um para o outro, felizes. Almeida confere se as mercadorias estão prontas para serem despachadas. Tomás conversa com Quintiliano e questiona se não está confiando demais em Almeida para a entrega das mercadorias. Guilherme discute com Loreto sobre uma possível intervenção na recepção da condessa na casa de Catarina. Tozé está em pânico diante de Catarina que o questiona porque ainda não está vestido como Carlota Joaquina. Urraca percebe que Rosalinda está sozinha, chega perto e as duas discutem. Petúnia invade o local e faz um escândalo e acusa Urraca de ter sequestrado sua filha. Rosalinda tenta acalmar Petúnia.

Quintiliano visita Beatrice que se compadece com o ocorrido. Almeida chega e vê Quintiliano e pede que fique com Beatrice enquanto verifica os últimos detalhes da entrega das mercadorias. Almeida ri e pergunta a Zé Leão se fez tudo como planejado. Teresa chega na hora e questiona o que Almeida planeja contra Quintiliano. É grande a confusão na recepção da condessa. Urraca descontrolada parte para cima de Petúnia e Rosalinda está contida. Loreto e Guilherme adentram o salão e todos se espantam. Violeta está sem palavras com o pedido de namoro de Tomás. Catarina anuncia Carlota Joaquina, todos se curvam no susto. Tozé aparece caracterizado com um vestido vermelho, um turbante com um véu escuro. Maria Isabel vai até a vila do porto a procura de Jasmim. Maria Isabel pega uma criança da ama de leite e carrega nos braços. Um homem orienta as mercadorias que devem ser entregues ao Engenho do Sol e Doce Campos. Maria Isabel fica indecisa em qual deixar a criança.

Sexta, 11 de dezembro

Maria Isabel continua tensa com o bebê no colo. Guilherme e Loreto estão no solar da condessa. Tozé caracterizado de Carlota Joaquina. Guilherme e Tozé cumprimentam a condessa que pede para que se retirem do local. Maria Isabel coloca a criança numa caixa e observa um trabalhador que leva as mercadorias. Acontece o velório da tia Elza e Maria Isabel chega perturbada e se surpreende ao ver o que está acontecendo e dentro de casa reclama. Beatrice repreende Maria Isabel e diz que não deveria ter ficado fora de casa no momento difícil. Beatrice mostra um papel para Maria Isabel e diz que é o testamento que tia Elza deixou para a família. Almeida se aproxima e pergunta sobre o que se trata. Beatrice revela que tia Elza deixou Maria Isabel como única herdeira.

Belezinha implora para que Miguel convença Nestor de desistir da trupe de teatro. Belezinha comenta com Miguel que tia Elza morreu e ele fica em choque. Petúnia se esconde na pensão com a ajuda de Dália e Violeta descobre e se espanta. Átila surge no solar da condessa e diz que gostaria de ter uma conferência com ela. Miguel vai até a casa de Beatrice, oferece condolências à família pela morte de tia Elza e pergunta por Maria Isabel. Tozé não atende Átila e se retira. Ao entrar no quarto, já sem peruca, vê Filipa e Rebeca que estão juntas conversando. Tozé suplica para que Filipa não comente nada do que viu.

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeito à alteração de acordo com a edição das novelas

SINOPSE:

Escrava Mãe – RecordTV

Em Escrava Mãe, os brasileiros vivenciam um dos momentos mais importantes de nossa história, conferindo de perto os dois lados do processo de exploração e dominação e assim conhecendo melhor nossa herança cultural.

Inserido neste contexto estão os desafios da mucama Juliana que sonha em ser livre e viver um grande amor ao lado do jovem português Miguel. O que tem sido cada vez mais difícil, principalmente após Juliana ter sido capturada pelo Capitão Osório em uma tentativa de fuga para se encontrar com Miguel na mata.

Este incidente só vem a contribuir para enfurecer ainda mais Almeida que nutre uma verdadeira obsessão por Juliana. Paralelo a isso uma disputa pelo tesouro vem despertando cada vez mais a atenção do público junto a essa emocionante trama.

A trajetória de Juliana e Miguel ainda reserva muitos obstáculos e dificuldades para ficarem juntos, além de conflitos entre outras personagens marcantes que vão prender a atenção dos brasileiros do início ao fim para fazer a diferença em sua comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.